UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AP
Andréia ganhou a prata em sua terceira Olimpíada

Andréia

Zagueira no seu começo no futebol, Andréia acabou deslocada para o gol, onde obteve o destaque e acabou indo parar na seleção

Data de nascimento
14/09/1977
Local de nascimento
Nova Cantu (PR)
Residência
Zaragoza (ESP)
Peso e altura
64 kg / 1,72 m
Posição
Goleira
Participação em Pequim
Prata

Andréia começou como titular nas Olimpíadas de Pequim. Até teve boas atuações, mas no terceiro jogo, diante da Nigéria, o técnico Jorge Barcellos optou pela até então reserva Bárbara. Daí em diante, ela assistiu aos jogos do banco de reservas, vendo o Brasil repetir a prata de Atenas-2004 ao perder a decisão do título novamente para os Estados Unidos.

Os primeiros passos de Andréia no esporte foram no vôlei, que praticou dos 12 aos 20 anos. Mas uma contusão no ombro, somada a sua baixa estatura, fizeram com que a atleta deixasse a modalidade.

A paixão por esportes, no entanto, fez com que Andréia procurasse o futebol de salão e o futebol de campo, no qual começou como zagueira e, graças à habilidade natural com as mãos, foi deslocada para o gol.

Com mais de 30 anos, Andréia é uma das atletas mais veteranas da seleção brasileira, tendo duas Olimpíadas na bagagem (quarto lugar em Sydney-2000 e segundo lugar em Atenas 2004) ambas como titular, posto que conquistou na seleção em 1999, no lugar da também veterana Maravilha, que atuou em Atlanta-1996.

Andréia teve uma boa atuação na Olimpíada de Atenas. Segura, ela só sofreu quatro gols, todos da seleção dos Estados Unidos. Na final, não teve como evitar o potente chute de Tarpley no tempo regulamentar ou a cabeçada Wambach na prorrogação. Mesmo assim, foi importante para a conquista da medalha de prata.

Após a boa participação da seleção brasileira no Pan-Americano do Rio de Janeiro no ano passado, conquistando a medalha de ouro após uma bela goleada por 5 a 0 sobre a seleção dos Estados Unidos, a goleira foi um dos destaques da equipe, o que lhe rendeu uma transferência ao Prainsa da Espanha.

Além da ótima performance no Pan, Andréia ainda foi um dos pilares da seleção que chegou à decisão da Copa do Mundo da Fifa de futebol feminino, quando em seis jogos, tomou apenas 4 gols. Dois contra a Austrália nas quartas de finais, quando o Brasil venceu por 3 a 2 e outros dois, na decisão, diante da Alemanha, que se sagrou campeã ao vencer por 2 a 0.

Este, aliás, foi o segundo mundial disputado pela atleta. Em 2003, nos Estados Unidos, jogou todas as quatro partidas da seleção, que na ocasião perdeu nas quartas de finais para a Suécia, por 2 a 1. Na competição, sofreu quatro gols.

Em Pequim, Andréia disputou a sua terceira olimpíada. Por sua idade, e pelo rendimento da reserva Bárbara que ganhou a sua posição, esta pode ter sido sua última chance de voltar com a medalha dourada no peito que também escapou em Sydney 2000 e em Atenas 2004.