UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Divulgação
Andréia fez parte da campanha de prata da seleção

Andréia Rosa

Esta foi apenas a segunda vez que Andréia Rosa defendeu as cores da seleção brasileira em uma competição oficial

Data de nascimento
08/07/1984
Local de nascimento
São Lourenço do Turvo (SP)
Residência
Zaragoza (ESP)
Peso e altura
60 kg / 1,73 m
Posição
Zagueira
Participação em Pequim
Prata

Destra e alta, Andréia se destaca por sua voluntariedade em campo, não se contentando apenas em evitar os gols contra a sua equipe, mas também contribuindo no ataque. Prova disso são seus números no time profissional da Ferroviária, onde em 181 partidas, marcou 42 gols. Média próxima de um gol em cada quatro partidas, um bom número para uma zagueira.

Outro lado positivo da jogadora é a lealdade em campo. Nestes mesmos 181 jogos, ganhou apenas 27 cartões amarelos, o que significa uma advertência da arbitragem a cada 7 jogos. Em oito anos de clube, foi expulsa apenas uma vez.

A convocação para os Jogos Olímpicos de Pequim não foi propriamente uma surpresa, mas existia a concorrência com a experiente Juliana Cabral, titular da posição, por anos e por isso, sua presença nos Jogos já é comemorada em seu clube, que está confiante com a sua escalação entre as titulares de acordo com os primeiros treinos com o grupo.

Na campanha da medalha de prata em Pequim, Andréia Rosa foi titular na estréia do Brasil, mas depois amargou a reserva. Do banco, ela acompanhou a seleção vencer a Alemanha nas semifinais, por 4 a 1, e também presenciou a derrota na final para os EUA, na prorrogação.

Suas atuações no tradicional clube paulista, onde conquistou os títulos paulistas de 2004 e 2005, chamou a atenção do Saad, agora radicado no Mato Grosso do Sul e que conta com uma das principais equipes de futebol feminino do Brasil. Em 2007, como a Ferroviária não disputaria a Copa do Brasil a zagueira foi emprestada ao time sul mato-grossense que se consagraria campeão da competição, com Andréia atuando como titular.

Essa foi apenas a sua segunda competição oficial pela seleção brasileira. A primeira vez que defendeu as cores verde e amarela foi na disputa do Sul-Americano de Mar Del Plata, em 2006. O time de Jorge Barcellos perdeu a decisão para a Argentina por 2 a 0 e Andréia ganhou algumas oportunidades entrando no decorrer de partidas em que o Brasil já estava com a vitória assegurada ou, diante da Venezuela, quando foi titular, pois o time já estava classificado para a próxima fase.