UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AFP
Pato marcou em suas estréias pelo Brasil e Milan

Alexandre Pato

Pato decepcionou na China: perdeu a posição de titular e pareceu não se importar com a derrota para a Argentina

Data de nascimento
02/09/1989
Local de nascimento
Pato Branco (PR)
Residência
Milão (ITA)
Peso e altura
71 kg / 1,79 m
Posição
Atacante
Participação em Pequim:
Bronze

Nascido na cidade de Pato Branco, no interior do Paraná, Alexandre Rodrigues da Silva recebeu o apelido de Pato em homenagem à sua cidade natal. O atacante começou a se destacar nos treinos do Internacional e levou o time a "esconder" o jogador de partidas oficiais para evitar o assédio europeu. A estréia só viria em 26 de novembro de 2006. Diante do Palmeiras, no Parque Antarctica, ele marcou um gol logo no primeiro minuto e fez a jogada para o terceiro e quarto gols.

Com apenas um jogo na carreira de profissional, ele foi levado ao Japão e, no jogo de estréia na competição, marcou o primeiro gol da vitória do Inter sobre o Al-Ahly por 2 a 1, aumentando o furor sobre o atacante. Na final, o Inter venceu o favorito Barcelona, conquistando o título mundial.

Convocado para a disputa do Sul-Americano sub-20 pelo técnico Nelson Rodrigues, Pato foi o artilheiro da seleção na competição, com cinco gols, e ajudou o Brasil a sagrar-se campeão do torneio. O título garantiu vaga para as Olimpíadas de Pequim. Em 22 de janeiro de 2008, o atacante recebeu sua primeira convocação para a seleção principal no amistoso contra a Irlanda. Mas somente entrou em campo no jogo contra a Suécia, em março, marcando o único gol da vitória brasileira.

O torcedor colorado mal pôde torcer pelo jovem atacante. Alexandre Pato, que não jogou nem um ano inteiro pelo Internacional, acertou sua transferência para o Milan em agosto de 2007, na qual o clube gaúcho recebeu US$ 20 milhões dos europeus para liberar o atleta. No Milan, Pato recebeu a camisa de número 7, que pertencia a Schevchenko. Depois de assinar com a equipe italiana, o atacante precisou esperar mais cinco meses até poder estrear, pois, pelas leis italianas, um jogador só pode firmar contrato profissional com um clube após completar 18 anos.

Em sua estréia oficial pelo Milan, Alexandre Pato começou como titular e anotou o último gol da equipe na vitória por 5 a 2 contra o Napoli, no San Siro, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Italiano.

Pato iniciou a campanha do bronze nos Jogos de Pequim como titular. Mas, com uma atuação aquém das expectativas dos torcedores e do próprio técnico Dunga, acabou perdendo lugar para Rafael Sobis após a primeira fase.

No final do jogo contra a Argentina, que selou o fim do sonho da medalha de ouro, Pato chegou a entrar. No entanto, sem conseguir resolver, serviu apenas para protagonizar uma das principais declarações após a partida.

Demonstrando indiferença quanto à derrota, Pato falou que “saía” do torneio feliz por ter feito o melhor que pôde.