UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AFP
Diego Alves já ficou 678 minutos sem levar gols

Diego Alves

Diego Alves não entrou em campo em nenhuma partida da Olimpíada; Renan foi o titular nas seis partidas do Brasil

Data de nascimento
24/06/1985
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Almería (ESP)
Peso e altura
83 kg / 1,88 m
Posição
Goleiro
Participação em Pequim
Bronze

Primeiro goleiro do país a disputar o Campeonato Espanhol, o ex-jogador do Atlético-MG abriu caminho para disputar as Olimpíadas fechando a meta do pequeno Almería contra os grandes times da liga. Diego Alves ficou 678 minutos sem levar gols no Campeonato Espanhol, foram mais de sete partidas sem ver suas redes balançando.

Revelado pelo alvinegro de Minas Gerais, o jovem goleiro foi um dos destaques do time na conquista do Campeonato Brasileiro da Série B, em 2006. No ano seguinte, Diego ajudou o Atlético a conquistar o título mineiro, depois de um jejum de sete anos sem vencer o torneio estadual.

As boas atuações do goleiro chamaram a atenção de várias equipes européias e Diego Alves acabou se transferindo, no meio de 2007, para o modesto Almería, equipe recém-promovida à divisão de elite espanhola. O objetivo inicial do clube era apenas se manter na primeira divisão, mas, ajudado pelas boas atuações de Diego, o Almería quase conseguiu uma vaga nas competições européias.

No período que esteve sem levar gols, Diego Alves teve pela frente uma dura seqüência de jogos, vencendo Espanyol (1 a 0), La Coruña (1 a 0), Valencia (1 a 0) e Real Madrid (2 a 0). Sua atuação contra o Real foi a que mais chamou atenção da imprensa espanhola, recebendo elogios até dos adversários.

Em evidência, o goleiro chegou a receber sondagens do poderoso Milan e atraiu a atenção da imprensa espanhola, curiosa sobre sua ascensão na liga, que sempre foi acostumada a ver brasileiros brilharem apenas do meio para frente. Aos 22 anos, o brasileiro tem sua experiência na Europa pautada pelo sonho de defender a seleção principal.

Diego Alves foi titular durante parte dos jogos que serviram de preparação para a convocação olímpica. Mas, depois que Dunga chamou os 18 jogadores para ir à China, o ex-goleiro do Atlético MG não tirou mais a camisa 12.

Renan assumiu a titularidade ainda nos amistosos contra Cingapura e Vietnã. E seguiu entre os 11 iniciais durante os Jogos. Não decepcionou e só foi vazado na partida com a Argentina.