UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AP
O lateral-direito Rafinha se espelha no ídolo Cafu

Rafinha

Rafinha oscilou dentro do grupo olímpico e quase perdeu posição para Ilsinho, que não respondeu em campo como nos treinos.

Data de nascimento
07/09/1985
Local de nascimento
Londrina (PR)
Residência
Gelsenkirchen (ALE)
Peso e altura
68 kg / 1,72 m
Posição
Lateral-direito
Participação em Pequim
Bronze

Driblador, habilidoso e com um chute potente, Rafinha estreou no Campeonato Brasileiro de 2002, com apenas 17 anos. Pelo Coritiba, fez 34 jogos na primeira divisão e marcou três gols que renderam uma transferência para a Europa. Os alemães já o conheciam bem do Campeonato Mundial sub-20, em 2005, na qual o jogador marcou o gol que eliminou a Alemanha (2 a 1) nas quartas-de-final do torneio disputado na Holanda.

Durante a competição, ele foi intensivamente observado pelo Schalke 04. Uma oferta de cinco milhões de euros do clube alemão acabou levando o lateral-direito em 2005. Na época com 20 anos, nem mesmo o frio alemão amedrontou o pequeno lateral de apenas 1,72 m, que conseguiu tornar-se titular logo em sua primeira temporada. No Schalke, Rafinha encontrou uma legião de brasileiros: Lincoln, Bordon e Kevin Kuranyi.

As boas atuações do lateral no Schalke não só renderam o interesse dos grandes clubes da Europa, mas também chamou a atenção do técnico Dunga, que acabou convocando Rafinha para a partida contra a Irlanda. Mas o atleta só foi fazer sua estréia com a camisa canarinho no jogo contra a Suécia, em fevereiro de 2008.

Rafinha tem em Cafu o seu maior ídolo, talvez por isso ele tenha a tendência de atacar mais do que defender. O jogador utiliza a qualidade dos seus cruzamentos e sua grande velocidade para chegar constantemente a linha de fundo.

Aos 22 anos, convocado para a seleção que vai disputar as Olimpíadas de Pequim, Rafinha almeja também brigar por uma vaga na seleção principal, já que, desde a aposentadoria de Cafu, nenhum lateral-direito se firmou na posição. Maicon, da Inter de Milão, tem ocupado a vaga de titular ultimamente. Uma boa atuação na China, porém, poderá contar a favor do atleta na hora das futuras convocações do técnico Dunga.

Rafinha oscilou dentro do grupo olímpico. Começou titular na lateral-direita, mas Dunga, irritado com suas atuações, chegou a testar Ilsinho. O reserva não funcionou e Rafinha acabou consolidando a posição.

A seleção estreou contra a Bélgica por 1 a 0. Ainda pela primeira fase, goleou a Nova Zelândia e bateu a China. Nas quartas-de-final, o time de Dunga vingou a eliminação de Sydney-00 ao passar por Camarões. Na seqüência, porém, perdeu de 3 a 0 para a Argentina e deu adeus ao ouro.

A medalha de bronze que serviu de consolo à equipe veio com a Bélgica, com uma vitória também por 3 a 0.