UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Divulgação
Polivalente, a medalhista atua na zaga e no ataque

Érika

Érika já participou de dois mundiais sub-20 pela seleção brasileira: o primeiro em 2004, na Tailândia e o segundo em 2006, na Rússia

Data de nascimento
04/02/1988
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Santos (SP)
Peso e altura
63 kg / 1,72 m
Posição
Zagueira
Participação em Pequim
Prata

A atacante Érika iniciou a sua carreira como jogadora nos clubes da capital paulista, onde nasceu. Teve passagens por times como Sabesp e Juventus antes de se transferir para a equipe do Santos. Foi artilheira do time da Baixada Santista na Liga Nacional de 2007 e coleciona várias conquistas com a camisa do alvinegro. Aos 20 anos, no Santos há dois, já soma seis títulos importantes como a Copa Mercosul em 2006, o Campeonato Paulista e a Liga Nacional em 2007, além do tri campeonato dos Jogos Regionais (2006, 2007 e 2008).

Trata-se de uma jogadora polivalente, e que já atuou em várias posições com exceção do gol e das laterais. Suas principais virtudes são qualidade técnica e habilidade, além do excelente domínio de bola. Toda essa qualidade faz com que seja utilizada de forma diferente na seleção pelo técnico Jorge Barcellos. Autêntica camisa 9 quando atua pelo time da baixada, na seleção adulta atua como zagueira e se sai bem na função.

Isso, principalmente porque a seleção já conta com nomes consagrados para marcar os gols rumo ao ouro em Pequim, como Cristiane e Marta. Sendo assim, o treinador brasileiro prefere utilizar a sua qualidade técnica no miolo de zaga, o que melhora a saída de bola do time brasileiro. Além de o fato de atuar como atacante, auxiliar a zagueira e vice-versa.

Foi justamente na zaga que Érika ganhou uma vaga na seleção que disputou os Jogos de Pequim. Reserva na estréia, a jogadora entrou no lugar de Andria Rosa na segunda partida e não saiu mais do time. Com ela, a seleção chegou até a final olímpica, depois de golear a Alemanha na semifinal, mas perdeu o ouro novemante para as norte-americanas.

Porém, antes de integrar a seleção adulta e ser comandada por Jorge Barcellos, Érika defendeu a seleção pelas categorias de base, na sua posição original e não decepcionou. Treinada pelo seu técnico no Santos, foi escalada no ataque da equipe inclusive com a camisa 9 no Sul-Americano sub-20 disputado em Porto Alegre em março deste ano, Érika fez 7 gols e foi artilheira da competição em que o Brasil ficou com o título.

Antes havia participado de duas Copas do Mundo sub-20. A primeira em 2004 na Tailândia, quando foi como atacante e teve poucas oportunidades com o técnico Luiz Ferreira. A segunda, em 2006, na Rússia, quando já sob o comando de Jorge Barcellos, atuou como volante. Mais tarde, no mesmo ano, ganhou oportunidade na seleção adulta, já como zagueira, posição que deve atuar em Pequim.