UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Folha Imagem
Agora na Ucrânia, Ilsinho se destacou no São Paulo

Ilsinho

Ilsinho foi reserva de Rafinha durante a maior parte dos Jogos. Até teve chance de atuar, mas não conseguiu se firmar.

Data de nascimento
12/10/1985
Local de nascimento
São Bernardo (SP)
Residência
Donetsk (Ucrânia)
Peso e altura
81 kg / 1,78 m
Posição
Lateral-direito
Participação em Pequim
Bronze

Revelado nas categorias de base do Palmeiras, depois de uma negociação sem sucesso para renovar contrato, o lateral-direito Ilsinho acabou acertando sua transferência para o vizinho e rival São Paulo. No clube do Morumbi, Ilsinho chegou para ocupar a vaga deixada por Cicinho.

A transação gerou muita polêmica na época. A diretoria do Palmeiras chegou a entrar na Justiça do Trabalho contra o lateral e contra o São Paulo, alegando que Ilsinho assinou o contrato com o rival de maneira irregular, sem mostrar com antecedência ao clube alviverde a proposta feita ao atleta.

Ilsinho passou pouco mais de um ano no São Paulo e foi um dos destaques da equipe na conquista do Brasileirão de 2006. O lateral-direito, que continuou com as boas atuações na Libertadores de 2007, acabou acertando sua transferência para o futebol europeu logo após o fim do torneio continental. O jogador se transferiu para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em uma transação de 10 milhões de euros. Logo na estréia, Ilsinho marcou seu primeiro gol pelo clube. No Shakhtar, conquistou os títulos da Liga e da Copa da Ucrânia em 2007.

Um dos 18 convocados pelo técnico Dunga para a disputa dos Jogos Olímpicos em Pequim, Ilsinho ficou muito satisfeito e alegre por ter sido lembrado pelo técnico Dunga e fazer parte do grupo que tentará a inédita e tão sonhada medalha de ouro no futebol. Ilsinho acredita que a oportunidade é um prêmio ao seu bom desempenho no Shakhtar Donetsk.

O brasileiro, que recentemente conquistou Supercopa da Ucrânia após vencer o rival Dínamo de Kiev nos pênaltis, já havia sido convocado pelo técnico Dunga. Em 2007, quando ainda jogava pelo São Paulo, Ilsinho fez sua única aparição com a camisa canarinho, começando como titular no amistoso contra Gana, em que o Brasil venceu por 1 a 0.

Em Pequim, porém, Ilsinho foi mero coadjuvante. O lateral-direito começou no banco e até teve uma chance de tirar a titularidade de Rafinha, mas não aproveitou.

Ilsinho entrou em campo pela primeira vez na China na goleada por 5 a 0 sobre a Nova Zelândia. Na seqüência, contra os donos da casa, apareceu entre os 11 iniciais, mas sequer completou 90 minutos em campo. Saiu justamente para a volta de Rafinha, que não deixou mais a posição.