UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Folha Imagem
Brilho no São Paulo levou Alex Silva a China

Alex Silva

Titular durante toda a campanha do Brasil nos Jogos Olímpicos, Alex Silva falhou nos dois gols de Aguero, pela semifinal

Data de nascimento
10/03/1985
Local de nascimento
Amparo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
80 kg / 1,92 m
Posição
Zagueiro
Participação em Pequim
Bronze

Alex Silva jogou até na França, pelo Rennes, mas só ficou mais conhecido apenas em 2006, quando chegou ao Morumbi para defender o São Paulo. No clube, o zagueiro fez alguns jogos como titular quando chegou, mas colecionou expulsões consecutivas, o que desagradou bastante o técnico Muricy Ramalho. Em 2007, porém, com a saída de Diego Lugano, ganhou definitivamente a vaga de titular da equipe e se tornou peça importante no esquema tático de Muricy.

O bom desempenho no São Paulo rendeu sua primeira convocação para a seleção brasileira, nas partidas contra Inglaterra e Turquia. A partir de então, passou a ser presença constante nas convocações do técnico Dunga, chegando a participar da equipe que conquistou a Copa América de 2007.

No começo de carreira o jogador conviveu com uma sombra famosa. O jogador, que iniciou na Ponte Preta, é irmão de Luisão, zagueiro da seleção brasileira e atualmente no Benfica. "Não gostaria de ser comparado ao meu irmão. Ele conquistou o espaço dele e quero o meu", afirma.

Apesar da altura, 1,92 m, Alex Silva sabe jogar com a bola no pé. Sua qualidade técnica fez com que o técnico Muricy chegasse, em algumas situações, a improvisar o zagueiro na lateral direita. O atleta também sabe utilizar bem sua estatura e se destaca nas bolas aéreas, tanto na defesa quanto no ataque.

Em 2006, foi campeão brasileiro com o São Paulo, que não conquistava o título nacional havia 15 anos. O jogo da conquista foi o empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, a duas rodadas do fim da competição. Foi a primeira vez que o time tricolor levantou a taça do Brasileiro no Morumbi. Nas edições de 1977, 1986 e 1991, as festas foram longe de casa.

Alex Silva foi titular durante toda a Campanha em Pequim, mas acabou apontado como um dos responsáveis pela eliminação brasileira. O zagueiro grandalhão de 1,92 m não foi capaz de parar o pequeno atacante argentino Aguero na partida contra a Argentina.

Aguero marcou dois gols em cruzamentos e, desta forma, o Brasil se despediu da disputa do ouro. Na seqüência, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Bélgica, a seleção de Dunga levou o ouro.