UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Reuters
Sobis foi destaque do Inter na Libertadores-2006

Rafael Sobis

Rafael Sobis começou como reserva. Mas, com irregularidade de Pato, teve chance no time titular e marcou contra Camarões

Data de nascimento
17/06/1985
Local de nascimento
Erechim (RS)
Residência
Sevilha (ESP)
Peso e altura
73 kg / 1,72 m
Posição
Atacante
Participação em Pequim
Bronze

Trazido do Corinthians para as categorias de base do Internacional, onde iniciou sua carreira profissional, Rafael Sobis é uma das maiores revelações da história recente do clube. Atacante rápido e técnico, foi um dos principais nomes da equipe gaúcha na inédita conquista da Copa Libertadores de 2006.

Sobis brilhou especialmente na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no primeiro jogo da decisão, em pleno Morumbi. Nesse jogo, o atacante marcou os dois gols de sua equipe, que praticamente garantiram o título para o clube gaúcho.

Com a venda de Daniel Carvalho ao CSKA Moscou, em dezembro de 2003, e de Nilmar ao Lyon, em meados de 2004, Sóbis ganhou seu espaço entre os titulares do colorado. O atacante despontou nacionalmente na campanha do Inter no Campeonato Brasileiro de 2005.

Rafael Sobis anotou 19 gols, foi o artilheiro do Inter na competição e ainda acabou sendo eleito a revelação e o melhor atacante o Brasileirão. A equipe de Porto Alegre, porém, acabou com o vice-campeonato, perdendo a polêmica disputa com o Corinthians.

As boas atuações na Libertadores de 2006 renderam a transferência do jogador para o futebol europeu. Pretendido por grandes clubes, Rafael Sobis acabou indo jogar na Espanha, pelo Real Bétis e, por isso, não esteve na campanha do Internacional campeão do Mundial de Clubes, em 2006.

No Betis, Rafal Sobis não conseguiu se firmar entre os titulares. Jogando fora de posição, como centro-avante e não como segundo atacante (posição que o consagrou), o atleta ainda não teve uma boa seqüência pelo clube e é alvo de diversas especulações na abertura do mercado para transferências.

Com passagem pelas categorias de base da seleção, o atacante teve sua primeira oportunidade na seleção principal com o técnico Dunga, em 2006. Antes de ser convocado para os Jogos de Pequim, Sóbis fez nove jogos pela seleção brasileira, marcando apenas um gol.

Rafael Sobis iniciou as Olimpíadas no banco de reservas, mas com as atuações apagadas de Pato, assumiu a condição de titular. E se tornou herói ao balançar as redes na prorrogação da partida contra Camarões, levando o Brasil à semifinal.

Contra os argentinos, porém, o sonho do ouro ruiu. Isolado na frente, Sobis pouco pôde fazer na goleada por 3 a 0 e acabou, inclusive, trocado por Pato. Na partida contra a Bélgica, quando o Brasil levou o bronze, Sobis e Pato foram reservas. Viram Jô assumir a titularidade e fazer dois gols.