UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AP
A zagueira atua ao lado de Maycon no Saad

Tânia Maranhão

Quando esteve jogando na Espanha, Tânia foi companheira de clube de Milene Domingues, ex-mulher do atacante Ronaldo

Data de nascimento
03/10/1974
Local de nascimento
São Luiz (MA)
Residência
Campo Grande (MS)
Peso e altura
56 kg / 1,70 m
Posição
Zagueira
Participação em Olimpíadas
Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004

Com três Olimpíadas no currículo, Tânia Maranhão chegou a Pequim como uma das atletas mais experientes do elenco brasileiro. Ela foi uma das zagueiras titulares da equipe brasileira que levou o ouro no Pan do Rio e que não tomou nenhum gol no torneio.

Tânia está na seleção desde 1991, quando foi chamada para a Copa do Mundo na China. Além das três participações em Jogos Olímpicos, a atleta também disputou mais quatro mundiais pela seleção: 1995, 1999, 2003 e 2007.

Em Pequim, a experiência de Tânia com a camisa da seleção rendeu à defensora a faixa de capitã. Ao lado de Ranata Costa, a atleta comandou a zaga do Brasil em todos as partidas. Depois de golear a Alemanha, atuais campeãs mundiais, na semifinal, as meninas do Brasil voltaram a enfrentar os EUA, algozes brasileiros em Atenas-2004, Mais uma vez as norte-americanas levaram a melhor, batendo o Brasil na prorrogação por 1 a 0.

Na Olimpíada de Atenas-2004, Tânia participou de um lance crucial. Era ela quem estava na marcação da norte-americana Wambach no momento do segundo gol dos Estados Unidos na final, gol que decretou a derrota brasileira e a inédita medalha de prata para o país.

Tânia viveu um momento delicado na Olimpíada de Sydney-2000. Sofreu uma entorse no tornozelo direito logo na primeira partida, contra a Suécia. Ela desfalcou o time contra Alemanha, mas insistiu em atuar no jogo seguinte. "Contra a Austrália, tínhamos que ganhar de qualquer jeito, então eu falei 'seja o que Deus quiser, vou jogar'", lembra. Tânia ajudou o time a conquistar a vitória e avançar às semifinais. "No fim da partida minha chuteira até abriu de tão inchado que o pé estava", conta a zagueira.

Em 2003, a jogadora defendeu o Rayo Vallecano, na Espanha, mesmo time de Milene Domingues, ex-mulher do atacante Ronaldo.

Antes, passou pelo Eurosport, da Bahia, em 1993, quando trocou o futsal pelo futebol de campo. Depois atuou no Saad (SP), no São Paulo - com colegas de seleção como Formiga e Grazielle -, no Santa Isabel (MG) e no Grêmio.

Atualmente, Tânia está no Saad, um dos times mais tradicionais do futebol feminino. A zagueira atua ao lado de velhas conhecidas da seleção, como Maycon.

No Pan do Rio de Janeiro, seu segundo na carreira, Tânia formou a sólida defesa brasileira, ao lado de Renata Costa e da capitã Aline. Tânia levou o ouro pela segunda vez consecutiva no Pan de 2007, depois de ter ganhado em Santo Domingo (2003).