UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

EFE
O volante foi chamado para o lugar de Robinho

Ramires

Último a chegar no grupo, Ramires foi a arma de Dunga para segurar o jogo quando o Brasil tinha vantagem.

Data de nascimento
23/04/1987
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Belo Horizonte (MG)
Peso e altura
65 kg / 1,79 m
Posição
Volante
Participação em Pequim
Bronze

Ramires é um volante moderno, daqueles que sabe marcar, mas também é bom com a bola no pé. Revelado pelo Joinville, o atleta se destacou na fraca campanha do clube no Campeonato Catarinense, que quase resultou no rebaixamento da equipe.

Apesar da má campanha do Joinville, Ramires acabou chamando a atenção do ex-cruzeirense Pingo, que defendeu a Raposa no começo da década de 90 e indicou para o Cruzeiro a contratação do volante, então com 19 anos. Demonstrando um ótimo trabalho durante os treinamentos, o volante acabou ganhando espaço com o técnico Dorival Junior e, logo na estréia da equipe no Brasileirão-2007, foi titular no empate de 2 a 2 com o Fluminense. No final, Ramires atuou em 32 das 38 partidas do Cruzeiro no campeonato.

As boas atuações do volante acabaram rendendo uma convocação do técnico Dunga para disputar o amistoso entre a seleção olímpica e os melhores do Campeonato Brasileiro de 2007, em dezembro, no Rio de Janeiro. Ramires também foi convocado pelo técnico Dunga para defender a seleção olímpica contra o selecionado do Rio de Janeiro, em junho de 2008.

Além do eficiente poder de marcação, Ramires também se destacou no time celeste por seu poder ofensivo, participando freqüentemente da articulação do time finalizando as jogadas. Na atual temporada, Ramires é um dos principais artilheiros do Cruzeiro, junto com os atacantes Guilherme e Marcelo Moreno, que foi negociado para o Shakhtar Donetsk e que já deixou o clube.

Depois de ter suas expectativas frustradas após a primeira convocação do técnico Dunga, com o corte de Robinho, Ramires ganhou sua chance de disputar as Olimpíadas de Pequim pela seleção brasileira. O volante é o terceiro jogador cruzeirense convocado pelo técnico. Antes dele já foram chamados o goleiro Fábio e o meia Wagner, mas ambos não irão a Pequim.

A ida de Robinho às Olimpíadas de Pequim foi vetada pelo departamento médico do Real Madrid, alegando que o atleta tem uma lesão no púbis. Entretanto, o atleta seguiu normalmente com a pré-temporada realizada pelo clube espanhol, na Áustria.

Último a chegar no grupo, Ramires foi a arma de Dunga para segurar o jogo quando o Brasil tinha vantagem. Foi assim na primeira partida contra a Bélgica, logo na estréia, e também contra Camarões, nas quartas-de-final. Com a expulsão de Lucas diante da Argentina, Ramires foi titular no segundo encontro com os belgas e não comprometeu.