UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Flavio Florido/Folha Imagem
Na China, Formiga disputou sua quarta Olimpíada

Formiga

Formiga é a segunda do elenco com mais tempo de seleção, vestindo a amarelinha desde 1995, só perdendo para a meia Pretinha

Data de nascimento
03/03/1978
Local de nascimento
Salvador (BA)
Residência
Botucatu (SP)
Peso e altura
53 kg / 1,62 m
Posição
Meia
Participação em Pequim
Prata

Com quatro Copas do Mundo no currículo, a meia-direita Formiga é uma das atletas mais experientes da seleção atual. E isso contou muito na conquista da medalha de prata da seleção brasileira em Pequim. Aos trinta anos, esta dever ter sido a última Olimpíada da meio campista.

Formiga começou a jogar com 12 anos, porque sentiu que tinha o "dom". Não parou mais. Dona de um estilo gaúcho, ela tem o volante Dunga, capitão do tetra, e agora técnico da seleção brasileira masculina, como exemplo. Fora de campo, a jogadora tem na capoeira o seu principal hobby. Apesar da "rodagem", ela ainda não tem planos para quando se aposentar.

Atualmente, Formiga defende as cores do Botucatu, time da cidade do interior paulista que tem mantido investimento na modalidade. A volante é a segunda do elenco com mais tempo de seleção, vestindo a 'amarelinha' desde 1995, só perdendo para a meia-atacante Pretinha, que está na seleção desde 1991.

Com tanto tempo de seleção, sua história se confunde com a da seleção brasileira. Sua primeira participação em uma Copa do Mundo foi em 1995, na Suécia. Na ocasião o Brasil não teve uma boa campanha e a volante então com 17 anos, ganhou algumas oportunidades entrando no segundo tempo nas derrotas para o Japão e a Alemanha, por 2 a 1 e 6 a 1, respectivamente. No ano seguinte, foi titular absoluta da equipe brasileira que perdeu a disputa pelo bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta para a Noruega, tendo sido derrotado por 2 a 0.

Três anos mais tarde, nos Estados Unidos, Formiga conquistou a condição de titular durante a Copa do Mundo em que o Brasil ficou com o terceiro lugar após dar o troco nas norueguesas nos pênaltis. Desde então, Formiga tem sido presença certa nas principais conquistas do futebol feminino.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney, após perder para a Alemanha, o Brasil conquistou ficou sem o bronze novamente. Em 2003, em nova Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos, Formiga participou do revés brasileiro diante da Suécia nas quartas de finais, o que fez com que as meninas chegassem um tanto desacreditadas para a disputa dos Jogos de Atenas em 2004.

A seleção, mesmo sem o incentivo que o esporte recebe em outros países, deu o troco na Suécia nas semifinais e foi derrotada, no gol de ouro para a seleção norte-americana. Por toda a dificuldade que as jogadoras brasileiras enfrentaram para defender o país, a prata foi uma grande conquista.