UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AFP
O zagueiro é um dos atletas com mais de 23 anos

Thiago Silva

"Eu venho trabalhando sempre para tentar chegar à seleção. Sempre que o treinador precisar de mim, estarei à disposição"

Data de nascimento
22/09/1984
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
79 kg / 1,83 m
Posição
Zagueiro
Participação em Olimpíadas
Estreante

Formado nas categorias de base do Fluminense, Thiago Silva teve que superar a dispensa quando estava no infantil para, mais tarde, brilhar com a camisa do seu clube de coração. Saído das Laranjeiras, o zagueiro acabou rumando para o RS Futebol, de Alvorada no Rio Grande do Sul, ainda com 17 anos.

Lá, ele se destacou nas competições locais e, dois anos mais tarde, foi parar no Juventude, de Caxias do Sul. Ganhou sua primeira oportunidade entre os profissionais no Campeonato Brasileiro de 2004, ainda no primeiro turno, atuando em apenas três partidas pelo clube gaúcho.

Foi o suficiente para chamar a atenção dos portugueses do Porto, que o contrataram. Porém, devido a problemas respiratórios, o zagueiro não teve muito sucesso, atuando apenas pela equipe B do Dragão. Uma temporada depois de desembarcar em Portugal, foi contratado pelo Dínamo de Moscou. O clima frio do lugar fez com que os problemas respiratórios se agravassem e o zagueiro foi acometido por uma pneumonia, o que acelerou a sua volta ao Brasil.

Ivo Wortmann, que havia dirigido o atleta no Juventude, era o técnico do Fluminense e indicou a contratação de Thiago Silva. Em 2006, de volta ao Fluminense, ele teve participação discreta, pois a equipe também não brilhou. No entanto, os torcedores do Fluminense já viam em seu camisa 3 um grande potencial e, desde então, o consideravam o melhor zagueiro do Brasil.

Tal qual uma profecia, o ano de 2007 mostrara a percepção de parte da torcida. Thiago foi um dos pilares da equipe de Renato Gaúcho campeã da Copa do Brasil e da boa campanha no Campeonato Brasileiro, na qual o Fluminense terminou em quarto lugar. O desempenho rendeu elogios públicos de Renato Gaúcho e a confiança de Dunga. Mesmo sem ter idade olímpica, o técnico da seleção brasileira incluiu o nome do zagueiro junto com os de Robinho e Ronaldinho Gaúcho, entre os três jogadores acima de 23 anos na disputa dos Jogos de Pequim.