UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AP
Pretinha está com a seleção brasileira desde 1991

Pretinha

Quando se aposentar, a atleta pretende seguir trabalhando no meio do futebol. Se não der certo, quer abrir uma academia

Data de nascimento
19/05/1975
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Takatsuki (JAP)
Peso e altura
55 kg / 1,57 m
Posição
Atacante
Participação em Pequim
Prata

Pretinha é a mais veterana de seleção brasileira e disputou seu primeiro Mundial em 1991, com 16 anos, na China. Desde então, é presença constante em todas as competições que o Brasil disputa e a sua história se confunde não só com a da seleção brasileira, mas também com o próprio futebol feminino.

Disputou ainda as Copas do Mundo da Suécia em 1995, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de finais, nos Estados Unidos em 1999, com a seleção em terceiro lugar e em 2007, na China, quando a já experiente atleta assistiu do banco de reservas à seleção sucumbir frente as alemãs.

Tem ainda participação em três Jogos Olímpicos, de Atlanta em 1996, perdendo o bronze para a Noruega, em Sydney 2000, novamente perdendo o bronze, porém desta vez para a Alemanha e em Atenas 2004, quando viu o ouro muito próximo durante a disputa da prorrogação, mas as norte-americanas marcaram o gol de ouro.

O auge de sua carreira foi no futebol dos Estados Unidos. Lá, jogou na Wusa, a liga de futebol feminino, defendendo os times do Washington e do San Jose. Em uma temporada, chegou a marcar 27 gols em 21 jogos.

Por jogar nos Estados Unidos, Pretinha não foi liberada para disputar os Jogos Pan-Americanos de 2003 e por isso, o Pan do Rio foi muito especial para a carioca de 32 anos, por ter sido o seu primeiro com a camisa do Brasil e disputado em sua terra natal. O espetáculo que a seleção deu, compensou a ausência em 2003.

Após passar pelo futebol norte-americano, Pretinha sofreu com a falta de estrutura do futebol feminino brasileiro. Deixou os EUA depois que sofreu uma cirurgia no joelho, o que a tirou do futebol por um bom tempo. Desde 2007 a veterana atacante atua no Inac Leonessa, da primeira divisão do futebol feminino japonês. Quando se aposentar, Delma Gonçalves planeja seguir a trabalhar no futebol ou então abrir uma academia.

Pretinha é mais uma das jogadoras que em Pequim, provavelmente, terá a sua última chance de conquistar uma medalha de ouro para o Brasil no esporte em que ironicamente, seu povo é tão apaixonado, mas que não conta com uma medalha de ouro.