UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

EFE
Marcelo será o único lateral-esquerdo em Pequim

Marcelo

Marcelo foi titular absoluto da lateral-esquerda em Pequim. o ex-jogador do Fluminense chegou, inclusive, a balançar as redes.

Data de nascimento
12/05/1988
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Madri (ESP)
Peso e altura
73 kg / 1,77 m
Posição
Lateral-esquerdo
Participação em Pequim
Bronze

Marcelo é mais um fruto que o Fluminense colheu através dos investimentos realizado na sua categoria de base. Em 1999, quando disputava da terceira divisão do futebol nacional, o clube apostou na construção do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, como saída para mudar o futuro da equipe.

Ainda com 17 anos, o lateral-esquerdo foi alçado ao time profissional em 2005. Ele rapidamente chamou a atenção por sua técnica, firmou-se na equipe titular no segundo semestre daquela temporada e, em 2006, ganhou a concorrência na posição, mantendo a condição de titular. Com a camisa 6 do time que o revelou, ele fez 40 partidas e 6 gols.

A habilidade com a perna esquerda e a facilidade no drible chamaram a atenção do Real Madrid, que o contratou por seis milhões de euros. A essa altura, o jovem lateral-esquerdo já havia sido convocado por Dunga para a seleção brasileira no processo de renovação da equipe, que foi derrotada pela França na Copa da Alemanha. Apontado como o substituto natural de Roberto Carlos, na sua partida de estréia pela seleção brasileira, contra o País de Gales, na Inglaterra, fez o primeiro gol da vitória brasileira por 2 a 0.

O Real Madrid em pouco tempo também não contaria mais com Roberto Carlos, e Marcelo teria a mesma missão no clube merengue. Não se tratava de algo simples, pois o paulista estava no clube espanhol há 10 anos, colecionando diversos títulos e, em 1997, foi eleito o segundo melhor jogador do mundo pela Fifa.

Após um período de adaptação com a ajuda do próprio compatriota a quem substituiria, foi titular em grande parte da temporada 2007/2008, quando o Real conquistou o título do Campeonato Espanhol. Na seleção, porém, perdeu espaço para o experiente Gilberto e, desde os dois jogos que realizou em 2006, fez apenas outras duas partidas, uma contra a Turquia, em 2007, e outra contra a Suécia, em 2008. Mesmo assim, Marcelo deverá ser o titular da seleção na disputa dos Jogos de Pequim, até porque, Dunga não convocou nenhum outro jogador para a sua posição.

Em Pequim Marcelo foi titular tão absoluto que Dunga sequer convocou um reserva para a posição. Em campo, o jogador não decepcionou. Atuou em todas as partidas, deu passe e chegou até a fazer um dos mais belos gols da seleção no torneio.

Com Marcelo, a seleção estreou contra a Bélgica por 1 a 0. Ainda pela primeira fase, goleou a Nova Zelândia e bateu a China. Nas quartas-de-final, o time de Dunga vingou a eliminação de Sydney-00 ao passar por Camarões. Na seqüência, porém, perdeu de 3 a 0 para a Argentina e deu adeus ao ouro.

A medalha de bronze que serviu de consolo à equipe veio com a Bélgica, com uma vitória também por 3 a 0.