UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Reuters
Hernanes espera agora transferência para Europa

Hernanes

"Assisti à derrota da seleção brasileira na Olimpíada, e pensei: quero vestir a camisa da seleção e trazer o ouro". Não deu.

Data de nascimento
29/05/1985
Local de nascimento
Recife (PE)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
76 kg / 1,80 m
Posição
Volante
Participação em Pequim
Bronze

Vindo de Recife, Hernanes chegou ao clube do Morumbi aos 16 anos para jogar nas categorias de base do São Paulo. Lá, o jogador passou um bom tempo até despontar entre os profissionais. O longo período em que o volante demorou para se firmar na equipe principal chegou a preocupar o atleta.

Em 2006, quando esteve emprestado ao Santo André, Hernanes mostrou frustração com o rumo que sua carreira estava tomando. Ele não via muito futuro na equipe do ABC e não sabia como seria recebido de volta no São Paulo. Por isso, ele acabou se apoiando no seu trabalho e na dedicação para almejar um futuro melhor no tricolor paulista.

Na sua volta ao São Paulo, Hernanes demorou um pouco para aparecer entre os titulares da equipe. Na época, a dupla de volantes da equipe do Morumbi era formada pelos titulares absolutos Mineiro e Josué. Mas com a saída de Mineiro, no fim de 2006, e de Josué, no meio de 2007, Hernanes foi ganhando espaço no elenco são-paulino e chegou à equipe titular durante o Campeonato Brasileiro de 2007.

Junto com Richarlyson, formou uma das melhores duplas de volantes daquele ano, sendo um dos destaques na conquista do título. Hernanes ganhou o prêmio da CBF de melhor da competição em sua posição e se firmou como um dos principais jogadores no time do técnico Muricy Ramalho.

Apesar do sucesso, o atleta continua se esforçando para melhorar a cada dia. É comum ver Hernanes permanecer sozinho no campo, depois dos treinos, com um saco de bolas para treinar lançamentos, passes, chutes a gol, entre outras coisas, tanto com a perna esquerda, quanto com a direita.

Hernanes foi o autor do primeiro gol Brasileiro em Pequim. Balançou as redes contra a Bélgica, aos 33 min do segundo tempo. No entanto, resignado à marcação, não conseguiu repetir no time olímpico as boas atuações que o fizeram despontar no São Paulo, onde tem mais liberdade para ir à frente.

A obediência ao esquema tático não impediu que Hernanes conseguisse papel de maior destaque na competição e assim, não figurou entre os nove jogadores que estiveram em Pequim e foram chamados para atuar pela seleção principal nos jogos contra Chile e Bolívia.