UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 00h06

Russa vence maratona aquática feminina; Brasil fica sem medalha

Bruno Doro
Em Pequim (China)*
A maratona aquática terminou com vitória russa no Parque Olímpico de Canoagem, lago artificial construído para os Jogos Olímpicos no distrito de Shunyi, em Pequim. Larisa Ilchenko (1h59min27s), depois de segurar a terceira posição durante toda a prova, arrancou com força nos metros finais e levou o ouro, passando à frente das britânicas Keri-Anne Payne (1h59min29s), que ficou com a prata, e Cassandra Patten (1h59min30s), bronze, que haviam liderado a prova desde o início.

"Não tivemos uma tática, apenas nadamos", justificou Payne sobre a vitória russa nos últimos metros. a medalhista de prata ainda comentou sobre o lago artificial. "O curso esteve realmente plano durante a prova, um dos melhores lugares em que já nadei. Contudo, terminei com algas grudadas pela minha roupa e meu rosto", afirmou.

As nadadoras Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, do Brasil, aumentaram o ritmo nos últimos mil metros e encostaram pela primeira vez nas líderes durante a prova, chegando a brigar pela terceira posição. Nas braçadas finais, porém, as brasileiras ficaram para trás, chegando respectivamente na quinta (1h59min36s) e sétima posição (1h59min37s).

Poliana disse ter ficado à vontade na água, que teve temperatura média de 28°C durante a prova. "Foi ótimo. Passo o ano todo nadando em águas mais quentes. Acabou ajudando, mas é um desgaste a mais."

Não foi desta vez que a natação feminina brasileira conquistou sua primeira medalha olímpica. Com o encerramento das disputas entre mulheres na natação em Pequim-2008, o feito histórico só poderá ser realizado em Londres-2012.

Esta foi a estréia da maratona aquática em Olimpíadas. Das brasileiras Poliana e Ana Marcela também. Foram 25 atletas nadando quatro voltas no percurso de 2,5 km, dando cerca de cinco mil braçadas durante o circuito da prova.

No ranking da maratona aquática feminina da Federação Internacional de Natação (Fina), Ana Marcela ocupa a segunda posição. Poliana, a sétima. A medalhista de ouro em Pequim aparece em décimo lugar.

Ilchenko disputou a prova como favorita ao título de campeã olímpica. A russa venceu os últimos três mundiais (Sevilha-2008, Melbourne-2007 e Nápoles-2006), tanto na distância olímpica como nas provas de 5 km. Ilchenko ainda venceu a Copa do Mundo de Maratona Aquática, em prova de 10 km, disputada em Santos (SP) este ano.

Durante a prova em Shunyi, a nadadora russa soube guardar energia para o final, mesmo tendo que defender constantemente a terceira posição. Antes das brasileiras, que chegaram com força na última parte da prova, Ilchenko sofreu ataques alternados da chinesa Yanqiao Fang e também da atleta da Grécia, Marianna Lymperta. Fang acabou como 19ª, e Lymperta na 11ª posição.

A sul-africana Natalie du Toit, primeira atleta amputada a competir em uma prova da natação olímpica, terminou na 16ª posição. A nadadora, que ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata nas Paraolimpíadas de Atenas-2004, perdeu parte da perna esquerda no início de 2001, num acidente automobilístico. Este ano, du Toit estará também nas Paraolimpíadas de Pequim-2008.

*Com agências internacionais. Atualizado às 6h49

Compartilhe: