UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 23h57

Holandês surpreende e leva a maratona aquática masculina

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Após uma intensa troca de líderes nos últimos quilômetros de prova, o holandês Maarten van der Weijden (1h51min51) venceu a maratona aquática masculina e se tornou o primeiro campeão olímpico da prova, ao lado da russa Larisa Ilchenko, vencedora da prova feminina disputada na terça-feira.

Robert F. Bukaty/AP
Van der Weijden, anônimo até os últimos 250 m de prova, disparou e levou o ouro
VEJA IMAGENS DA PROVA
RELATO DA PROVA FEMININA
MEDALHAS DA NATAÇÃO
PERFIL DE ALLAN DO CARMO
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
A maratona aquática desta quarta terminou com David Davies (1h51min53), do Reino Unido, em segundo, com a prata, e o medalhista de bronze Thomas Lurz (1h51min53), da Alemanha, cinco décimos de segundo atrás do segundo colocado.

Na última volta ao percurso do Parque Olímpico de Canoagem de Shunyi, em Pequim, quatro atletas se alternaram na liderança da prova.

Van der Weijden, até então longe do primeiro grupo, surpreendeu alcançando Davies nos 250 m finais, tirando a liderança do britânico. Lurz não desistia e se juntou aos dois nos metros finais, deixando a chegada indefinida até os últimos instantes.

O nadador holandês venceu a prova de 25 km no último mundial de maratona aquática, em Sevilha (Espanha), disputado em maio. Na mesma competição, terminou em terceiro na prova de 5 km.

O brasileiro Allan do Carmo (1h52min16) ficou oscilando próximo à décima posição durante a prova e terminou em 14º na maratona aquática em Pequim-2008. Assim como outros atletas, Allan foi avaliado pela equipe médica local após a prova. Fora o desgaste físico, o nadador passa bem.

"Estou satisfeito com o meu desempenho. A prova foi muito forte desde o início e deu para ver, no final, que quase todo mundo está no mesmo nível", comentou o brasileiro.

A disputa pelo ouro

Davies havia superado três adversários nos últimos 2000 m antes de perder definitivamente a medalha de ouro. O primeiro a ameaçar a liderança britânica foi Spyridon Ganniotis, da Grécia, que já havia estado à frente durante cerca de dez minutos, quando se completavam 3 km de prova. O grego assumiu a ponta outra vez na virada para os últimos 2,5 km, mas foi novamente superado por Davies.

O alemão Lurz esteve à frente faltando cerca de 2 km para o fim. Davies, mais uma vez, retomou a liderança.

Com a aproximação do final da prova, cinco nadadores se emparelharam disputando as primeiras posições, seguindo os líderes Davies e Lurz.

Ky Hurst, nadador da Austrália, chegou a nadar ao lado de Davies, mas logo ficou junto ao grupo atrás do líder. Outro que poderia surpreender, mas ficou para trás neste grupo foi o russo Vladmir Dyatchin, líder do ranking mundial de maratona aquática da Federação Internacional de Natação (Fina) em 2007.

Dyatchin, que acabou desclassificado pela arbitragem por conduta anti-esportiva durante a prova, foi o vencedor do último mundial em Sevilha-2008, na prova de 10 km. Entre os outros nadadores do grupo que caçava o líder, estava o holandês Van der Weijden, que disparou no final para levar o ouro.

O húngaro Csaba Gercsak foi o único a não completar a prova. O nadador desistiu quando a maratona alcançava 1h21 de duração.

*Atualizado às 5h24.

Compartilhe: