UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

David Gray/Reuters
Zenaide Vieira acabou desistindo no meio da prova

Zenaide Vieira

Depois da medalha no Pan, Zenaide conseguiu o índice para Pequim. "O resultado foi muito bom, mas eu sei que ainda posso melhorar"

Data de nascimento
25/06/1985
Local de nascimento
Jundiaí (SP)
Residência
Cosmópolis (SP)
Peso e altura
57 kg / 1,75 m
Prova
3.000 m com obstáculos
Participação em Pequim
eliminatórias

Depois de participar de dois Pans (Santo Domingo-2003 e Rio-2007), Zenaide Vieira não teve o resultado que esperava nos Jogos Olímpicos de Pequim, sua estréia. A brasileira não conseguiu passar para a final dos 3.000 m com obstáculos, prova na qual é recordista sul-americana, e sequer completou sua bateria eliminatória, a terceira. Com isso, ela ficou na última posição - o melhor tempo entre as atletas da série foi da queniana Eunice Jepkorir, com o tempo de 9min21s31.

Natural de Jundiaí, ela obteve o índice olímpico no Grand Prix do Rio de Janeiro, realizado em maio deste ano. Mesmo ficando na terceira colocação dos 3.000 m com obstáculos, a fundista cravou o tempo de 9min42s10, quatro segundos abaixo do índice da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), melhorando seu próprio recorde sul-americano que era de 9min46s52. “O resultado foi muito bom, mas eu sei que ainda posso melhorar”, desabafou a fundista, à época da classificação para os Jogos em Pequim.

Em 2007, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, Zenaide fez uma boa prova, correndo o tempo todo ao atrás da primeira colocada e compatriota Sabine Heitling. Um erro de atenção no final da prova, entretanto, impediu a dobradinha. Zenaide reduziu seu ritmo no final da prova e acabou superada pela mexicana Talis Apud, que levou a prata. “Não vi a mexicana porque não tenho o costume de ficar olhando", lamentou a fundista.

Moradora da pequena Cosmópolis, no interior de São Paulo, Zenaide está sempre viajando para treinar. “Lá em Cosmópolis eu corro entre os canaviais, mas também vou muito para Campinas, treinar na pista da Unicamp”, conta Zenaide. São Paulo é outro destino da atleta antes das competições mais importantes. “A gente vem duas ou três vezes para treinar na pista aqui do Ibirapuera, que é sintética", explica.

>