UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

AP
A atleta brasileira (d) não passou das eliminatórias

Maria Laura Almirão

"Não acreditava no índice, mas consegui me superar", explicou a atleta que também fez parte do revezamento 4 x 400 m nos Jogos

Data de nascimento
20/09/1977
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
50 kg / 1,62 m
Provas
400 m rasos e 4 x 400 m rasos
Participação em Pequim
Eliminatórias 400 m - 38ª; eliminatórias 4x400 m - 13ª

Maria Laura Almirão foi a brasileira mais bem colocada nos 400 m em Atenas-2004. Ainda assim o desempenho da paulistana ficou longe das chances de medalha. A velocista sequer chegou à semifinal, com o tempo de 52s10. A marca, porém, serviu para superar a companheira Geisa Coutinho, até então a melhor corredora do país na prova.

Este ano, a atleta foi a Pequim decidida a melhorar a marca alcançada nas últimas Olimpíadas. Mas também não se aproximou do pódio e piorou seu tempo. A paulistana foi quinta colocada de sua bateria e, com o tempo de 53s26, mais de um segundo acima de seu índice, foi a 38ª colocada. Eliminada na primeira fase, participou do revezamento 4 x 400 m, mas também ficou nas eliminatórias, com o 13º tempo.

Antes da chegada à China, a velocista venceu pela terceira vez o Troféu Brasil, nos 400 m, em prova realizada em junho. Além do ouro na modalidade, Maria Laura obteve índice B olímpico, com o tempo de 52s24. Na mesma prova, a paulista Lucimar Teodoro, que defende o Brasil junto com Laura no revezamento 4 x 400 m, ficou com a prata.

Nos Jogos de Atenas, Maria Laura também foi escalada para abrir o revezamento. Fez bem a primeira volta, mas a seqüência com Josiane Tito e Lucimar Teodoro baixou o ritmo e a equipe não foi à final. O Brasil terminou em sexto em sua bateria, no 12º lugar na tabela geral.

A paulistana fez parte do seleto grupo de atletas pós-graduados que foi a Atenas. Formada em Letras (Português-Inglês), a corredora tem pós-graduação em Psicopedagogia. Atualmente a atleta foca 100% no esporte, mas a formação acadêmica, segundo ela, é uma garantia para o futuro.

A atleta começou no esporte ainda criança. A paixão pelo atletismo foi desencadeada durante atividades de uma programação esportiva infantil realizada na Universidade de São Paulo (USP). Moradora do Butantã, bairro próximo ao campus, em São Paulo, a pequena atleta freqüentou assiduamente as aulas e aos 14 anos iniciou a carreira que a levou até as Olimpíadas de Pequim.