UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

CBAT/ Divulgação
Jefferson Sabino estreou ficando na 28ª posição

Jefferson Sabino

"Tenho os meus objetivos na cabeça e sei que ainda posso melhorar. Estou contente com os meus resultados, mas não satisfeito"

Data de nascimento
04/11/1982
Local de nascimento
Guarulhos (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
94 kg / 1,92 m
Prova
Salto triplo
Participação em Pequim
eliminatórias - 28º

Jefferson Sabino foi o primeiro atleta a obter a classificação aos Jogos Olímpicos no salto triplo, prova dominada pelo vice-campeão mundial e recordista sul-americano Jadel Gregório. Mas foi Sabino quem primeiro confirmou a vaga ao obter o índice olímpico A (17,10 m) no festival de Saltos e Velocidade, torneio organizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA). Na segunda série, Sabino saltou 17,28 m. Ainda este ano, o saltador já havia obtido o índice B, também em São Paulo, com 16,92 m (a marca B é 16,90 m).

Em Pequim, Sabino chegou melhor que Jadel em termos de marca, mas não conseguiu manter a consistência em seus resultados. O paulista participou das eliminatórias e teve direito a três saltos. No primeiro, ficou apenas com 16,12 m. Na segunda tentativa, fez sua melhor marca, com 16,45 m, antes de queimar a última oportunidade. Assim, conseguiu a 15ª posição do Grupo A e a 28ª, somados os 39 participantes. Mesmo se despedindo cedo dos Jogos, o triplista deve tentar uma nova oportunidade daqui a quatro anos, quando estará com 29 anos.

Os principais feitos de Sabino na carreira são o título do Troféu Brasil em 2006, a vitória no Campeonato Ibero-Americano no mesmo ano e a conquista do Sul-Americano em 2005. Meses após o Pan, no ano passado, Sabino competiu no Campeonato Mundial em Osaka, no Japão, mas saltou apenas 16, 34 m, e não avançou à final, estacionando com o 14º lugar.

Sabino começou a praticar o atletismo em 1996, aos 14 anos. Antes disso, principalmente por ter uma altura elevada, ele treinava basquete. O paulista conciliou os dois esportes por um ano, quando passou a se dedicar somente ao atletismo, deixou Guarulhos e passou a morar em São Paulo.

Além de ser atleta do salto triplo, Sabino também se dedicou aos estudos. O atleta é formado em Publicidade em Propaganda, e planeja trabalhar em marketing esportivo após encerrar a carreira. Nas horas vagas, o triplista gosta de sair com os amigos e navegar na Internet.

>