* Lista de modalidades com atletas confirmados para as Olimpíadas.
Total: atletas
"Cometi muitos erros infantis. Passei mal palas barreiras e perdi centésimos", sobre sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim
O paulista Anselmo Gomes da Silva pôde, enfim, realizar um sonho que esperou nos últimos quatro anos. Em 2004, ele conseguiu o índice A para a prova os 110 m com barreiras em Atenas, mas acabou perdendo o lugar para Márcio Simão, pois teve um tempo pior que o rival na data-limite para obtenção da marca. Com isso, o paulista apenas assistiu à participação de Simão, Redelen dos Santos e Matheus Inocêncio em Atenas.
Garantido em Pequim, Anselmo começou com uma boa participação, mas foi eliminado amargamente na segunda fase. Na estréia, o paulista conseguiu sua classificação com um tempo fraco, 13s81 - longe do seu recorde pessoal, 13s31 -, mas o suficiente para ser o quarto colocado de sua série.
Na segunda fase, em busca de um lugar na semifinal, o barreirista foi ainda pior. Com 13s85, não teve chance contra seus rivais e ficou com a 30ª e última colocação. "Cometi muitos erros infantis. Passei mal palas barreiras e perdi centésimos. Centésimos que depois de 10 barreiras fazem uma diferença enorme."
Anselmo passou os quatro anos se dedicando apenas para não ter de amargar outra vez a frustração de não ir às Olimpíadas. Em 2007, ele foi o único a alcançar o índice A exigido para Pequim, cravando 13s52 no meeting de Salamanca. O conforto veio de vez em 18 de maio de 2008, quando fez 13s67 no GP do Rio de Janeiro, conseguindo o índice B e a vaga olímpica.
Porém, o barreirista se recusa a ter tranqüilidade e ficar cômodo pela classificação antecipada. "A experiência de 2004 não foi boa e não quero isso de novo. Vou me empenhar até o fim para realizar este sonho", disse, antes da competição.
Tudo para coroar uma carreira que começou aos 16 anos. Anselmo treinava hexatlo antes de se especializar nos 110 m com barreiras. Seu primeiro título expressivo foi o de campeão mundial universitário, em 2003. Três anos depois, ele foi campeão ibero-americano e, depois de ficar com o vice no sul-americano 2006, venceu a disputa este ano, com 13s56. Em 2007, Anselmo ficou em quinto lugar no Pan do Rio.