UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Fernando Pereira de Almeida

Segundo da América do Sul nos 400 m rasos, revelação brasileira não superou sua marca, eliminado na primeira prova em Pequim

Data de nascimento
03/08/1985
Local de nascimento
São Caetano do Sul (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
75 kg / 1,87 m
Prova
400 m rasos
Participação em Pequim
Eliminatórias - 46º

Fernando Pereira de Almeida chegou a Pequim com 23 anos recém feitos. O feito por si só já foi um alegria para o brasileiro, que disputou sua primeira Olimpíada. Único representante brasileiro nos 400 m rasos, Almeida não passou da primeira eliminatória.

O velocista terminou na quinta colocação com o tempo de 46s60, correndo na terceira série eliminatória dos 400 m rasos. Com este resultado não seguiu na disputa da modalidade.

Natural de São Caetano do Sul, Fernando treina no clube da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e disputou a sua primeira grande competição no Pan do Rio de Janeiro, quando chegou à final do revezamento 4 x 400 m em que a equipe brasileira ficou em 6º lugar.

O atleta ostenta ótima classificação nos rankings brasileiro e sul-americano. No nacional, é o primeiro, com o tempo de 45s94, obtido no dia 31 de maio deste ano, em Cochabamba, e que lhe garantiu o índice para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Este tempo lhe rendeu também o segundo lugar no ranking sul-americano no mês de junho, atrás apenas do colombiano Geiner Alfonso Mosquera, que em 17 de maio, cravou 45s89. No entanto, no mesmo período, no ranking mundial da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), Fernando já não aparece tão bem, posicionado apenas como o 77º colocado, com o 94º melhor tempo.

No Ibero-Americano de Atletismo, disputado em Iquique, no Chile, Fernando foi mais um que contribuiu para o bom rendimento dos brasileiros, conquistando a medalha de prata, perdendo, justamente para o colombiano Mosquera, líder do ranking sul-americano.