UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

AFP
Em Pequim-2008 Codó foi quarto no revezamento

José Carlos Moreira

“Foi nossa melhor prova no ano, agora é relaxar desfrutar um pouco, porque foi um bom resultado. Esperávamos medalha, mas não foi desta vez.”

Data de nascimento
28/09/1983
Local de nascimento
Codó (MA)
Residência
Londrina (PR)
Peso e altura
53 kg / 1,68 m
Prova
100 m rasos e 4 x 100 m
Participação em Pequim
2 ª fase dos 100 m - 28º; Final do 4 x 100 m - 4º

José Carlos Moreira correu as semifinais do revezamento 4 x 100 m no Pan do Rio, ajudando o Brasil a chegar à decisão, quando conquistou a medalha de ouro e chegou ao tricampeonato pan-americano. Na fase preliminar, Codó, como é conhecido, correu com Vicente Lenílson, Rafael Ribeiro e Basílio Moraes, sendo substituído na final por Sandro Viana.

O tempo do Brasil na fase de classificação foi 38s83, o segundo melhor entre os quartetos competidores, atrás apenas do Canadá. Na final, o time brasileiro venceu com 38s81.

Codó faz parte da nova geração dos velocistas brasileiros que, com o ouro no Pan do Rio, dão seqüência a um histórico de bons resultados que tem como destaque a prata nas Olimpíadas de Sydney-2000.

Ele garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim após conseguir o índice A com seu resultado na prova dos 100 m no GP da Bolívia, na cidade de Cochabamba, na Bolívia, no dia 3 de junho de 2007, correndo os 100 m em 10s16. Com o tempo, sua melhor marca na carreira até então, o atleta assegurou a segunda posição no ranking brasileiro.

Em Pequim, o velocista provou seu crescimento. Estreante nos Jogos, passou da primeira fase dos 100 m rasos e caiu na segunda. Sem chegar às finais, completou sua participação individual com o 28º lugar, logo atrás do mais experiente Vicente Lenílson.

O destaque veio no revezamento, quando o Brasil teve dificuldades para passar à final, na sétima colocação, mas depois provou sua tradição. Com excelentes passagens de bastão, o Brasil tirou a desvantagem de não ter estrelas e ficou a apenas nove décimos do bronze, que foi para o Japão. A vitória foi para o time dos sonhos da Jamaica, com Usain Bolt e Asafa Powell, que bateu o recorde mundial.

Maranhense de Codó, cidade que deu origem ao seu apelido, o velocista já está integrado à equipe principal do revezamento, com a qual disputou alguns meetings internacionais. O atleta teve bons resultados nesse ano de 2008. Foi terceiro colocado no GP de São Paulo, no GP do Rio e no Sul-Americano, em Uberlândia.

>