UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Washington Alves/COB
Gisele ficou aquém de suas melhores marcas

Gisele Lima

"O melhor de tudo é que o índice comprova que Gisele está recuperada das lesões que sofreu nas últimas temporadas", diz Nélio Moura

Data de nascimento
01/08/1978
Local de nascimento
Porto Alegre (RS)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
55 kg / 1,60 m
Prova
Salto triplo
Participação em Pequim
eliminatórias - 23ª

Gisele Lima passou na frente de atletas consagradas como Maurren Maggi e Keila Costa, foi a primeira brasileira a marcar o índice A em 2008, e tornou-se a primeira atleta confirmada nos Jogos de Pequim no salto triplo. A saltadora de 30 anos fez sua primeira Olimpíada da carreira na China, mas não passou das eliminatórias.

Competindo no Grupo B do salto triplo, a gaúcha de Porto Alegre ficou longe de suas melhores marcas na prova. Nas três tentativas que fez, queimou duas delas - a primeira e a terceira - e fez 13,81 m na segunda. Assim, acabou as eliminatórias com a 11ª posição do seu grupo e a 23ª no geral.

Para chegar até Pequim, Gisele saltou quatro vezes acima dos 14,00 m (índice B) no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. Na quarta tentativa, chegou a 14,28 m, oito centímetros acima da marca A. Como Maurren abriu mão desta prova e Keila não competiu neste ano na prova, em virtude de uma lesão, a gaúcha se tornou a única representante do país no evento.

Além do triplo, Gisele tentou a vaga no salto em distância, mas não conseguiu o índice para ir a Pequim. Nesta prova, o Brasil será representado justamente por Maurren e Keila. Após a obtenção da vaga, a brasileira pôde disputar várias competições fora do país diante de suas principais adversárias nas Olimpíadas.

Gisele começou no atletismo na Sogipa, em Porto Alegre, onde era orientada por José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca. Há três anos, a saltadora se mudou para São Paulo, e passou a trabalhar com Nélio Moura, ao lado de Keila e Maurren. Recentemente, a triplista passou a integrar a equipe paulista da BM&F de atletismo. A atleta é formada em Comércio Exterior, que cursou na Universidade de Clemson, na Carolina do Sul.

>