UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Divulgação/CBAt
Antes no heptatlo, atleta corre os 4x400 m em 2008

Jailma Sales de Lima

“É um grande avanço ir às Olimpíadas, mesmo como reserva. Há outros Jogos e ainda quero disputar os 400 m individual”

Data de nascimento
31/12/1986
Local de nascimento
Taperuá (PB)
Residência
São Caetano do Sul (SP)
Peso e altura
64 kg / 1,74 m
Prova
4 x 400 m rasos
Participação em Pequim
Reserva

Jailma realizou um sonho ao pôr os pés em Pequim, mesmo que não tenha competido oficialmente. Há tempos, em seus treinamentos rotineiros, a mente da atleta focava continuamente uma meta a ser alcançada: representar o Brasil nas Olimpíadas. Ela acabou viajando como reserva do revezamento 4 x 400 m rasos e viu o Brasil ficar apenas na 13ª posição nas eliminatórias, fora da final, portanto.

Essa trajetória rumo a Pequim começou há dez anos, na Paraíba, quando a professora de educação física reparou na vocação da menina tímida para arrebentar nas pistas. Durante as aulas, Jailma venceu as meninas, depois bateu também os meninos.

O começo dos treinamentos foi na escolinha de atletismo da Universidade Federal da Paraíba, aos 11 anos. A atleta deixou o Estado em 2004 para competir pelo BM&F/São Caetano. “Fui valorizada, pois às vezes não tinha verba nem para viajar para as competições.”

Até 2007, Jailma era uma atleta do heptatlo. A mudança para os 400 m, há oito meses, implicou num treinamento completamente novo. Antes concentrada em manter a média em diferentes modalidades, agora o foco é correr o mais rápido que puder. “O treino é mais intenso, mas me sinto recompensada com essa participação nas Olimpíadas.”

A nova velocista alcançou o índice que lhe convocou para Pequim, 53s36, poucos dias antes do prazo máximo estipulado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A marca de Jailma a deixa no sexto lugar no ranking brasileiro feminino dos 400 m.

Enquanto concorreu no heptatlo, a atleta acumulou conquistas, como o quarto lugar no Mundial de Menores em 2003. Em 2005, chegou ao terceiro lugar na modalidade durante o Pan-Americano sub-23 de Sherbrooke, no Canadá. No ano seguinte, foi campeã do Troféu Brasil e, em 2007, complicações no joelho e no pé provocaram uma queda de rendimento que impediu Jailma de obter índice para o Pan do Rio.

A atleta está cursando o segundo semestre de Educação Física, na UniSant'Anna, em São Paulo. Tem bolsa integral, pois compete pela faculdade em jogos universitários.