No braço, Brasil ganha ouro, garante pódios e sobe no quadro de medalhas em Londres

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Flávio Florido/UOL

    Arthur Zanetti: força e precisão para conquistar a medalha de ouro nas argolas nos Jogos de Londres

    Arthur Zanetti: força e precisão para conquistar a medalha de ouro nas argolas nos Jogos de Londres

Foi preciso usar a força bruta. Mas nesta segunda-feira, o décimo dia dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o Brasil voltou a subir no quadro de medalhas. No braço, Arthur Zanetti se tornou o primeiro campeão olímpico da ginástica brasileira. Na porrada, Adriana Araújo e Esquiva Falcão garantiram os primeiros pódios do boxe nacional em 44 anos. E na pancada, também, Alison, apelidado de "Mamute", e seu parceiro Emanuel se classificaram para semifinal do vôlei de praia.

O primeiro a medalhar no dia da força bruta foi Arthur Zanetti. Tudo bem que ele foi descoberto em um inocente pega-pega, pinçado por sua agilidade. Mas ele só virou uma estrela olímpica porque é forte. Muito forte. A prova das argolas, que deu o primeiro ouro para a ginástica latino americana, não é para qualquer um. “Eu sempre fui forte. Quando fazíamos disputa de flexão na seleção, eu nunca perdia”, explica. Mesmo entre os ginastas, são poucos os que tem poder muscular suficiente para executar os movimentos exigidos.

Os outros dois brasileiros que garantiram pódio nesta segunda-feira ainda não sabem a cor de suas medalhas. Mas sabem que o que os levou à glória olímpica foram as porradas. No boxe, que não sabia o que era chegar a uma semifinal nos Jogos desde Servílio de Oliveira em 1968. O roteiro de Esquiva Falcão foi muito parecido com o do veterano. Venceu duas lutas, está na semifinal. Mesmo se perder o próximo combate, já vai ao pódio, será bronze nos 75 kg.

A medalha de Adriana Araújo é um capítulo a parte. Esta é a primeira edição dos Jogos em que o boxe, o mais masculino dos esportes, aceita mulheres em sua versão olímpica. A modalidade foi um feudo masculino desde 1904. Nessa jornada inédita, o Brasil mandou três pioneiras para o ringue londrino. Duas perderam. Uma resistiu. Baiana, Adriana aperfeiçoou seus sopapos com o campeão do UFC Junior Cigano. Nenhuma surpresa, então, chegar à semifinal dos 60 kg na porrada.

No caso de Alison e Emanuel, a medalha ainda não veio. Mas os dois só seguem vivos na Olimpíada de Londres porque, na pancada (ou você acha que um saque a 90 km/h, como os de Alison, são fracos?), foram melhores do que a dupla polonesa. Os dois tiveram um jogo dramático nas quartas de final. Quase perderam para Fijalek e Prudel, mas quando a decisão se aproximou, a experiência de Emanuel, 24 jogos em Olimpíadas, um recorde, fez diferença e colocou os brasileiros na semifinal.

PÁGINA ESPECIAL - O OURO DE ZANETTI

  • Arte/UOL

ATLETISMO

BASQUETE

Será que a Espanha "entregou" o jogo? A verdade, talvez, nunca será descoberta. O fato é que o Brasil fez 88 a 82 e encerrou sua participação na 1ª fase com vitória.

Nas quartas, o Brasil encara a arquirrival Argentina com sabor de revanche. O jogo, que vale vaga na semi, será na quarta-feira, às 16h (horário de Brasília). "O que mais preocupa é a fome de glória, que eles não perderam", disse o técnico do Brasil, Rubén Magnano. Curiosamente, ele é argentino.

BOXE

HIPISMO

NADO SINCRONIZADO

 

Lara Teixeira e Nayara Figueira ficaram na 13ª posição entre os 24 duetos que participaram dos Jogos em Londres e estão fora da final do nado sincronizado, que acontece na terça-feira. O dueto brasileiro fechou a sua participação em Londres com 174,100 pontos, igualando a mesma colocação em Pequim-2008.

SALTOS ORNAMENTAIS

Cesar Castro conquistou uma das 18 vagas na semifinal do trampolim de 3 m. Nesta segunda, ele somou 441.90 pontos e ficou em 14º entre 29 participantes. A semi será disputada nesta terça, às 6h (horário de Brasília).

VÔLEI

 

 

 

Já classificado às quartas de final, o Brasil não teve dificuldade para bater a Alemanha nesta segunda-feira. Com um time relaxado contra um adversário fraco, Bernardinho aproveitou para fazer testes na tranquila vitória por 3 sets a 0.

Além de fechar a primeira fase com um bom resultado, a seleção brasileira deu sorte no sorteio do rival do mata-mata. A equipe pegará a Argentina na quarta-feira, às 10h (horário de Brasília), enquanto Polônia e Rússia, dois dos favoritos ao ouro, "se matam" já nas quartas.

VÔLEI DE PRAIA

 

Dia de vitória e derrota para o Brasil em Londres. Alison/Emanuel passou por Fijalek/Prude, da Polônia, por 2 a 1, e garantiu vaga na semifinal. "Tivemos paciência", disse Alison.

Ricardo/Pedro Cunha, em uma partida que teve troca de juiz, foi eliminado por Reckermann/Brink, da Alemanha, por 2 a 0, e disse adeus aos Jogos. Ricardo admite erros e lamenta eliminação.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos