Cartões-postais da capital da Inglaterra se adaptam ao ambiente olímpico

Do UOL, em São Paulo

  • AFP

Londres é conhecida por abrigar tradição e modernidade em um conjunto cosmopolita.

No caso dos locais de prova onde serão disputadas as modalidades nos Jogos Olímpicos de 2012, essa tendência se confirma, com antigos templos do esporte adaptados para receberem as competições.

Para atender às exigências do COI, alguns cartões-postais da capital inglesa, fiéis e conservadores em relação aos seus projetos arquitetônicos originais, passaram por reformas e foram modernizados. Tudo, porém, sem ferir a integridade de cada monumento.

Confira um top 7 com os principais locais de competição em Londres:

1 - TIRO ESPORTIVO TERÁ COMPETIÇÕES EM LOCAL MILITAR HISTÓRICO

Entre as competições realizadas em locais de importância histórica para a cidade de Londres está o tiro esportivo. Suas provas durante a Olimpíada  acontecerão no porto de Woolwich, local que tem história militar antiga e importante. Nessa região foram construídos, a partir de 1776, quartéis militares de artilharia, que zelaram pela proteção da cidade a partir de então. Essa região também é onde o clube de futebol Arsenal foi fundado, no final do século 19. O nome do clube chegou a ser Woolwich Arsenal por um tempo, até que passou a ser apenas Arsenal em 1914.

2 - BIG BEN E PALÁCIO REAL SERÃO PARTE DO TRAJETO DA MARATONA

Pontos turísticos primordiais da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2012, o Big Ben e o Palácio de Buckingham, morada da família real inglesa, serão parte do trajeto da maratona olímpica, umas das principais e mais tradicionais provas dos Jogos. A maratona começará e terminará no Palácio de Buckingham e passará por diversos pontos turísticos famosos e importantes da cidade, como a roda-gigante London Eye, por exemplo. Os corredores passarão também pelo parque Saint James e pelas Torres de Londres.

3 - PARQUE GREENWICH RECEBE HIPISMO E PENTATLO MODERNO

Além de ser uma área de propriedade real e considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, o parque Greenwich é o mais antigo da Inglaterra, com abertura datando de 1433. As estruturas esportivas começaram a ser construídas em 2011 e serão temporárias, permanecendo utilizáveis somente durante os Jogos. Serão disputadas ali as provas de hipismo e pentatlo moderno. Dentro do parque está alojado o Observatório Real de Greenwich, que é o escritório central do Meridiano de Greenwich, linha que divide os hemisférios ocidental e oriental do planeta e considerada o grau zero da longitude da Terra. Ali são feitas pesquisas astronômicas de diferentes espécies.

4 - CERIMÔNIAS E ATLETISMO NO ESTÁDIO OLÍMPICO DE LONDRES

As construções do Estádio Olímpico de Londres começaram em 2008, nesta que é a principal construção dos Jogos Olímpicos de 2012. A obra tem custo estimado de 547 milhões de libras, e a arena que terá capacidade para 80 mil espectadores. Após a Olimpíada, a capacidade do estádio será diminuída para 25 mil lugares, e o local prosseguirá abrigando competições de atletismo, além de eventos culturais. Além do atletismo, o Estádio Olímpico receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. Ele está localizado num antigo terreno industrial entre os rios Lea e Bow Back.

5 - TRIATLO E MARATONA AQUÁTICA NO FAMOSO HYDE PARK

Localizado no centro de Londres, o Hyde Park é o parque mais famoso da cidade. Reconhecido oficialmente como parque real, ele forma com os jardins Kensington uma das maiores áreas verdes da cidade, com 2,5 km². Na Olimpíada, serão disputadas ali as provas de maratona aquática e  triatlo. Em 1855, um grupo reformista usou o parque para fazer protestos, o que ocasionou embates com a polícia. Só em 1872 uma lei permitiu atos públicos numa parte específica do parque, que ficou conhecida como "esquina do Orador". Uma das maiores manifestações aconteceu em 2003, quando mais de um milhão de pessoas protestaram contra a guerra do Iraque.

6 - DISPUTA DE MEDALHAS NA GRAMA SAGRADA DE WIMBLEDON

Localizado na região sudoeste da cidade, o All-England Lawn Tennis Club é a sede do Torneio de Wimbledon, o mais antigo campeonato de tênis e considerado o de maior prestígio, sendo por essa razão eleito como sede das competições de tênis masculino, feminino e misto nos torneios individuais e de duplas. Disputada pela primeira vez em 1877, a competição ocorre anualmente e é parte do circuito do Grand Slam da modalidade. O clube é privado e conta com 375 membros plenos, que podem desfrutar das 19 quadras oficiais de tênis, sendo 16 feitas de grama, e conta também com um museu.

7 - WEMBLEY NO FUTEBOL (E NA GINÁSTICA RÍTMICA E NO BADMINTON)

Construído em 1923 e sede da final da Copa do Mundo de 1966, o estádio de Wembley permaneceu décadas como o mais importante centro futebolístico da Inglaterra, até ser demolido em 2003. Todas as finais da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa também eram disputadas no estádio, que recebeu 15 shows de Michael Jackson e 13 dos Rolling Stones. Reconstruído, Wembley foi reinaugurado em 2007 e agora conta com capacidade para 80 mil torcedores, sendo qualificado pela Uefa como um estádio de categoria 4, num ranking que vai de 1 a 4. Será sede do futebol na Olimpíada, e a Wembley Arena abrigará ginástica rítmica e badminton.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos