Rival de Zanetti, russo comemora ouro do brasileiro: "finalmente alguém bateu os chineses"

Das agências internacionais, em Londres (ING)*

  • REUTERS/Mike Blake

    O brasileiro Arthur Zanetti fez uma apresentação quase sem erros e levou a medalha de ouro nas argolas

    O brasileiro Arthur Zanetti fez uma apresentação quase sem erros e levou a medalha de ouro nas argolas

Apesar de não ter subido ao pódio, o russo Aleksandr Baladin celebrou a vitória de Arthur Zanetti na final masculina das argolas nesta segunda-feira em Londres. O brasileiro bateu o favorito chinês Yibing Chen e conquistou o ouro, a primeira medalha da história do Brasil na ginástica artística em Jogos Olímpicos.

"Eu fico feliz que alguém tenha finalmente superado os atletas chineses, por isso estou bastante feliz pelo [ouro do] campeão brasileiro, ele mereceu a vitória", afirmou o russo, que ficou na quarta colocação nessa final olímpica.

O atleta da Rússia também comentou sua performance na final em Londres. "Eu acho que eu fui muito bem. Eu fiz tudo o que pude. Não estava nervoso, apenas não deu certo no final", justificou o russo, que disputa pela primeira vez uma Olimpíada.

"Eu esperava a medalha, mas quando vi a pontuação do italiano (Matteo Morandi), eu percebi que não iria conseguir uma medalha. Mesmo que o italiano cometesse um erro, ele ainda tinha uma grande pontuação", finalizou.

Chinês fica surpreso

Se a medalha de ouro de Arthur Zanetti foi comemorada até por rivais, a prata de Yibing Chen foi recebida pelo chinês com surpresa. O asiático aprovou a série do brasileiro, mas admitiu ter pensado que não perderia o lugar mais alto do pódio.

"Eu fiquei um pouco surpreso. Quando ele não aterrissou perfeitamente [Zanetti deu um passo para trás na saída], eu achei que tivesse vencido. Mas quando o resultado saiu, o vencedor era ele", declarou Chen, que após a prova anunciou sua aposentadoria. "Mas mesmo assim eu devo parabenizá-lo. Eu realmente dei meu máximo hoje".

*Atualizada às 13h46

BRASIL CONQUISTA OURO INÉDITO NA GINÁSTICA:

  • Arthur Zanetti, de 22 anos, finalmente colocou o Brasil no mapa da ginástica artística em Olimpíadas. Com uma apresentação quase perfeita, o atleta paulista somou 15.900 pontos na final das argolas desta segunda-feira em Londres, bateu o favorito chinês Yibing Chen e conquistou o ouro, a primeira medalha da história do país nesta modalidade em Jogos Olímpicos.

    LEIA A NOTÍCIA COMPLETA

FIRME E FOCADO, ZANETTI LEVOU OURO MESMO SEM CRAVAR A SAÍDA

UOL Cursos Online

Todos os cursos