Alison minimiza excesso de erros e exalta lucidez em vitória sofrida: "Tivemos paciência"

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Marcelo del Pozo

    Alison, parceiro de Emanuel, tenta o bloqueio em ataque do polonês Grzegorz Fijalek

    Alison, parceiro de Emanuel, tenta o bloqueio em ataque do polonês Grzegorz Fijalek

Alison e Emanuel tiveram nas quartas de final o jogo mais difícil da dupla até agora nos Jogos Olímpicos de Londres. Eles, porém, conseguiram superar o excessivo número de erros cometidos (19, no total, contra 10 de Fijalek/Prudel, da Polônia), e venceram por 2 sets a 1. Após o duelo tenso, o "Mamute", como é conhecido o atleta de 27 anos, ressaltou a paciência da parceria.

"Nossa experiência fez a diferença. Em três anos de parceria, ganhamos e perdemos muito, sempre levando conosco 180 milhões de brasileiros, e isso não é para qualquer um. Tive dificuldades para fazer o levantamento em alguns momentos por causa do vento e o Emanuel teve muita paciência. Fazemos um trabalho psicológico para suportar toda a pressão que sofremos dentro da quadra e mais uma vez colhemos os frutos por isso", comemorou o  jogador, que disputa sua primeira edição dos Jogos. 

Autor de 27 pontos na partida, o experiente Emanuel, de 39 anos, elogiou a postura da dupla no difícil confronto contra os europeus, que ocupam a sétima colocação do ranking mundial. Para ele, que disputa sua quinta edição dos Jogos, ambos tiveram serenidade para lidar com as dificuldades e não errar nos momentos decisivos, especialmente no tie-break, quando os poloneses tiveram um match-point.

"Lidamos com uma pressão muito grande dentro da quadra e tivemos serenidade para executar bem os fundamentos nos momentos mais importantes. Nos ajudamos muito ao longo da partida e uma parceria tem que ser assim. Quando um não está em um bom momento, o outro deve dar força e fazer o possível para ajudar", declarou o atleta.

A dupla brasileira venceu os cinco jogos que disputou até o momento na Olimpíada e já está garantida na semifinal. Mais tarde, às 17h, Ricardo e Pedro Cunha duelam contra uma parceria alemã, pelas quartas. Caso vençam, o Brasil já terá garantido ao menos uma medalha em Londres, já que os brazucas só poderão se encontrar na decisão do torneio. Se perderem na semi, uma delas será bronze.

Brasileiros em Londres - dia 10
Brasileiros em Londres - dia 10

UOL Cursos Online

Todos os cursos