Sonho do Barão de Coubertin é realizado com ajuda de milionário, e a Olimpíada renasce

A Grécia, terra das primeiras Olimpíadas, que ocorriam na cidade de Olímpia desde o século 8° a.C., recebeu também os primeiros Jogos da Era moderna, em 1896. Depois de 1.500 anos sem a realização dos eventos de Olímpia, o renascimento dos Jogos começou a se tornar realidade em junho de 1894, na Universidade de Sorbonne, na França.

O sonho de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, de reviver a Olimpíada agradou aos representantes de um congresso de educação e pedagogia, realizado no dia 23 de junho de 1894. Alguns gregos que estiveram presentes disseram ao Barão que seu país estaria disposto a ser a sede da primeira Olimpíada moderna.

Para unificar as diferentes disciplinas esportivas e promover a realização dos Jogos Olímpicos entre atletas amadores a cada quatro anos, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na Grécia Antiga, Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional.

Com o projeto do primeiro evento pronto, o passo seguinte foi a viabilização dos Jogos. Sem apoio político do primeiro-ministro grego Charilos Tricoupis, a Grécia sofreu para organizar as competições. Tanto que outras cidades se ofereceram para executar a empreitada de Coubertin. Entre elas, Budapeste, na Hungria, Estocolmo, na Suécia, e Paris, na França. 

Com financiamento de milionário, Atenas realiza os Jogos

Em 1895, no entanto, Tricoupis foi demitido do cargo. Com parte do problema resolvido, a segunda tarefa dos organizadores dos Jogos foi buscar apoio financeiro. Com a Grécia falida, a única saída encontrada foi aceitar a ajuda de um milionário membro da comunidade grega de Alexandria, no Egito. O arquiteto Giorgios Averoff bancou a reformulação do centro de Atenas e a construção de alguns locais para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Finalmente, no dia 6 de abril de 1896, cerca de 60 mil espectadores assistem à inauguração dos Jogos, com a presença do rei da Grécia, George 1º. O estádio, construído em mármore branco no pé da Acrópole, foi levantado em um ano e meio.

Participaram 14 países e 241 atletas na primeira edição da Olimpíada. A abertura dos Jogos foi feita no domingo de Páscoa, no Panatinaico.

Os Estados Unidos, que não enviaram uma representação oficial, foram os maiores vencedores dos Jogos. Com a maioria dos integrantes da equipe da Associação Atlética de Boston, os norte-americanos ganharam 11 provas. Só no atletismo, foram nove vitórias em 12 competições. James Connolly venceu a prova de salto triplo e consagrou-se como o primeiro campeão olímpico.

  País Ouro Prata Bronze  
Estados Unidos 11 7 2 20
Grécia 10 17 19 46
Alemanha 6 5 2 13
França 5 4 2 11
Reino Unido 2 3 2 7
Hungria 2 1 3 6
Áustria 2 1 2 5
Austrália 2 0 0 2
Dinamarca 1 2 3 6
10º Suíça 1 2 0 3
11º Times mistos 1 1 1 3
+ Mais

Ficha

Países participantes
14
Número de modalidades
9
Número de atletas
241 (todos homens)
Participação do Brasil
não participou
Data de abertura
06 de Abril de 1896
Data de encerramento
15 de Abril de 1896
Cursos Online
UOL Cursos Online

Pôster e Medalha

Já conhece os de Paris-1900? Confira

UOL Cursos Online

Todos os cursos