Felix Sanchez repete ouro nos 400 m com barreiras e dá 1ª medalha à Republica Dominicana
Do UOL, em São Paulo*
-
REUTERS/Kai Pfaffenbach
Felix Sanchez, o Super Felix, se tornou bicampeão olímpico na prova dos 400 m com barreira
Maior estrela do esporte da República Dominicana, Felix Sanchez, mais conhecido como Super Felix, foi o responsável pela primeira medalha do país nestes Jogos de Londres 2012. Ela veio nesta segunda-feira. Ouro nos 400 m com barreiras em Atenas, no ano de 2004, ele voltou a levar a melhor na prova e garantiu a sua segunda medalha na história das Olimpíadas.
Na cerimônia de entrega, o experiente atleta de 34 anos não conseguiu se conter e caiu no choro, arrancando aplausos da imensa torcida que mais uma vez compareceu em peso ao estádio Olímpico.
Nascido nos Estados Unidos e filho de pais dominicanos, Felix Sanchez desbancou os norte-americanos Michael Tinsley, Angelo Taylor e Kerron Clement e venceu a prova com a marca de 47s63.
Tinsley ficou com a medalha de prata, com 47s91, enquanto o bronze foi para Javier Culson, de Porto Rico. Angelo Taylor, bicampeão olímpico da prova em Sidney (2000) e Pequim (2008), foi apenas o quarto, enquanto Kerron Clement foi o último.
Super Felix já havia se classificado para a prova final com o melhor tempo na semi (47s76), realizada no sábado. E nesta segunda-feira, ele não deu chance aos outros competidores e ainda baixou em 13 centésimos a sua última marca.
O recorde dos 400 m com barreiras, porém, segue intacto desde 1992, quando o norte-americano Kevin Young correu a prova em 46s78 nos Jogos de Barcelona.
* atualizada às 17h26