Musa Katie Taylor incita orgulho irlandês e leva clima de estádio para arena do boxe
Bruno Freitas
Do UOL, em Londres (Inglaterra)
-
AFP
Irlandesa Katie Taylor comemora vitória para a Irlanda, em um "clássico" contra o Reino Unido no boxe
- Adriana Araújo encerra jejum de 44 anos
- Medalhista do boxe vai à Olímpiada após treinos com campeão do UFC Cigano
- Adriana festeja fim de jejum por mãos femininas mas não relaxa: "brigo pelo ouro"
A arena olímpica de boxe no complexo Excel foi invadida nesta segunda-feira por um mar de bandeiras da Irlanda. A presença da tetracampeã mundial Katie Taylor diante da pugilista da casa Natasha Jonas conferiu ao recinto um clima de estádio de futebol, em uma rara situação com os britânicos em minoria nos Jogos de Londres.
Musa queridinha dos irlandeses e favorita na categoria até 60 kg, que conta também com a brasileira Adriana Araújo classificada para a semifinal, Taylor venceu com facilidade por 26 a 15 e confirmou a expectativa de estar entre as medalhistas.
Taylor lutou com um barulho incessante de seus compatriotas e ouvindo cantos típicos de arquibancada de futebol. Depois da classificação para as semifinais, a pugilista falou com emoção sobre a vitória.
"Lutar com um apoio desses é incrível. Realmente dei o melhor de mim. É uma atmosfera que deixou esse combate como nenhum outro", declarou.
Katie Taylor é tida como o principal nome do esporte irlandês na Olimpíada e atuou na cerimônia de abertura como porta-bandeira de seu país. A pugilista é tetracampeã mundial de sua categoria (2006, 2008, 2010 e 2012).
Além do boxe, Katie Taylor também já atuou como atacante da seleção irlandesa de futebol. Ela chegou a participar de compromissos internacionais do time e até a anotar gols em partidas das eliminatórias da Eurocopa feminina.
Apesar do status de musa, Taylor rebateu recentemente o ingresso das saias no boxe, argumentando que a peça de roupa atrai um tipo de atenção que a modalidade não precisa.
A irlandesa enfrenta na semifinal Mavzuna Chorieva, do Tajiquistão. Apesar de ter medalha garantida, a musa do boxe mostrou seu lado marrenta ao comentar suas chances de ouro.
"Estou aqui para ganhar o ouro, nada mais. Algo que não seja a medalha de ouro seria decepcionante. E no final da semana eu serei campeã olímpica", declarou a atual campeã mundial da categoria.