Esquiva Falcão vence, garante ao menos o bronze e Brasil já tem sua melhor campanha na história do boxe

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Murad Sezer

    Esquiva Falcão comemora a vencer o húngaro Harcsa e garantir ao menos o bronze nos Jogos de Londres

    Esquiva Falcão comemora a vencer o húngaro Harcsa e garantir ao menos o bronze nos Jogos de Londres

Demorou 44 anos para que o Brasil de voltasse ao pódio do boxe olímpico. Nesta segunda-feira, em poucas horas, duas medalhas já estão garantidas. A primeira veio com Adriana Araújo. Em seguida, foi a vez de Esquiva Falcão. Com tranquilidade, o capixaba venceu o húngaro Zoltan Harcsa por 14 a 10 e se classificou para as semifinais do peso médio (até 75 kg) nos Jogos de Londres. Assim como a compatriota, mesmo que perca sua próxima luta, ele já tem o bronze garantido, pois não há disputa de terceiro lugar na modalidade.

Antes da disputa em Londres, a única medalha brasileira no boxe pertencia a Servílio de Oliveira, com o bronze nos Jogos do México-1968. Na ocasião, ele fez campanha semelhante às dos novos medalhistas: venceu seus dois primeiros combates, mas acabou caindo na semi.

Depois de uma estreia tranquila, quando derrotou Soltan Migitinov, do Azerbaijão, por 24 a 11, Esquiva voltou a mostrar superioridade diante de um jovem rival. Com apenas 19 anos, Harcsa tem em seu cartel poucas competições adultas, mas o currículo conta com um bronze no Mundial Júnior, em Baku-2010.

No primeiro round, o brasileiro foi mais eficiente e abriu uma boa vantagem, 6 a 2. O segundo foi mais equilibrado, 5 a 4, mas Esquiva manteve boa diferença, 11 a 6. No terceiro, o capixaba administrou a vantagem, confirmando a vitória.

Antes de chegar a Londres, Esquiva, de 22 anos, filho do ex-boxeador Adegard Câmara Florentino, mais conhecido como Touro Moreno, tinha como melhor resultado na carreira o terceiro lugar no Mundial do Azerbaijão, no ano passado. Agora, é medalhista olímpico.

Na semi, na sexta-feira, a partir das 11h (horário de Brasília), Esquiva vai brigar pelo inédita classificação para a final contra Anthony Ogogo, de 23 anos, foi medalha de prata no Commonwealth Games (Jogos da Comunidade Britânica) em Nova Déli-2010. O inglês avançou ao derrotar o alemão Stefan Hartel por 15 a 10.

A família Falcão pode ter mais um representante no pódio olímpico ainda nesta semana. O irmão mais velho de Esquiva, Yamaguchi Falcão, de 24 anos, também estreou está a uma vitória de garantir o bronze.

Depois de eliminar o indiano Sumit Sangwan por um apertado 15 a 14 e despachar o chinês Fanlong Meng após decisão dos juízes (houve empate por 17 pontos), ele encara o cubano Julio la Cruz Peraza, atual campeão mundial e dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011) pelas quartas de final do meio pesado (até 81 kg). O combate será nesta quarta-feira, às 18h30 (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas.

"DIA HISTÓRICO PARA O BOXE BRASILEIRO", AVALIA COMENTARISTA

UOL Cursos Online

Todos os cursos