UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

EFE
Gaúcho passou de fase, mas não chegou à final

Fabiano Peçanha

Com mais de 50 títulos, gaúcho bronze no Pan é o segundo colocado no ranking da confederação sul-americana nos 800 m rasos

Data de nascimento
05/06/1982
Local de nascimento
Cruz Alta (RS)
Residência
Santa Cruz do Sul (RS)
Peso e altura
74 kg / 1,86m
Prova
800 m rasos
Participação em Pequim
Semifinal - 18º

Aos 26 anos completados em junho, Fabiano Peçanha chegou à sua primeira Olimpíada, em Pequim, para disputar os 800 m, muito bem credenciado pelo ranking da Confederação Sul Americana de Atletismo, em que figura como o 2º colocado.

O brasileiro acabou conseguindo um bom resultado na sua prova, principalmente pelo que fez nas eliminatórias. Nesta primeira chance, Peçanha foi o 16º no geral, em uma bateria muito forte. Ele acabou na quarta colocação, com o tempo de 1min46s54, o que lhe rendeu a classificação pela marca atingida. Não deu tempo de comemorar, já que sua meta era ir à final. No entanto, o desempenho na semifinal não foi suficiente para isso.

O gaúcho liderou o grupo de corredores no início da prova, mas mostrou que não tinha fôlego para agüentar a reta de chegada. Acabou ultrapassado pelo seus sete adversários, fechando na sétima colocação, com o tempo de 1min47s07. Somadas as três baterias classificatórias, Peçanha se despediu de Pequim com o 18º lugar da competição, mas com o trunfo de ter sido o melhor sul-americano dos 800 m rasos.

Antes da China, o ano de 2008, aliás, tem sido bem diferente para Peçanha. Gaúcho de Cruz Alta, depois de passar oito anos representando a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), se transferiu para a Ulbra após o final de seu contrato no último dia de 2007. "Atualmente, a Ulbra tem a melhor estrutura para atletismo do Brasil. Fora isso, haverá uma valorização salarial", informa o satisfeito Fabiano.

Com forte influência em casa, pois seu pai, Jorge Peçanha, é inclusive o seu treinador, Peçanha começou cedo, aos 10 anos. Colecionou diversos títulos em diversas categorias do atletismo. São mais de 30 títulos estaduais, por exemplo. Além de 12 títulos brasileiros e 10 sul-americanos.

Suas principais conquistas, porém, são um título mundial universitário e duas medalhas de bronze nos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003 e no Rio de Janeiro em 2007.

O atleta conquistou a vaga para as Olimpíadas de Pequim com a obtenção do índice "B" no GP Internacional de Atletismo do Rio de Janeiro em 18 de maio, com 1min46s88. Antes, em agosto de 2007, havia conquistado o índice "A", com 1min44s60.

Às vésperas da principal competição de sua carreira, Peçanha disputou no Chile o Íbero-Americano de Atletismo e conquistou a medalha de ouro nos 1.500 m e a prata nos 800 m, que é a prova que disputará em Pequim.

Além de se dedicar a treinos e competições, o corredor tem gravado um documentário sobre a sua carreira, e provavelmente terá de fazer uma atualização após este movimentado ano olímpico.