UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Carlos Chinin

O atleta sofreu uma contratura a não participou da prova dos 110 m com barreiras, falta que o eliminou do decatlo em Pequim

Data de nascimento
03/05/1985
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
83 kg / 1,95 m
Prova
Decatlo
Participação em Pequim
Desclassificado

Uma contratura no glúteo tirou Carlos Chinin da disputa do decatlo em Pequim-2008. No segundo dia de competições, o atleta, que vinha na 31ª posição, não participou da prova de 110 m com barreiras, falta que o eliminou da disputa.

Pelo regulamento da competição, os atletas devem participar de todas as provas, mesmo que não as completem, para seguirem na disputa. Como Chinin sequer entrou na pista na prova dos 110 m com barreiras, ficou automaticamente fora do decatlo.

Chinin havia sentido dores após a prova do salto em distância, no primeiro dia de provas. O brasileiro ainda participou das provas de arremesso de peso, salto em altura e 400 m rasos, todas no mesmo dia. Na manhã seguinte, o atleta decidiu não participar da prova dos 110 m com barreiras para se preservar de uma lesão mais grave.

Chinin conseguiu sua vaga para Pequim com a vitória no Troféu Brasil de Atletismo 2008, realizado no final de junho. Foi sua primeira participação em Olimpíadas. O atleta foi o primeiro representante brasileiro no decatlo após 16 anos da participação de Pedro Ferreira Silva e Filho em Barcelona-1992.

No Troféu Brasil, Chinin venceu no salto em distância, salto em altura, 400 m rasos e 1.500 m rasos, além de apresentar uma boa performance nos 100 m rasos (terceiro), 110 m com barreiras (segundo) e salto com vara (terceiro).

Chinin iniciou no atletismo em 2001 por influência de uma professora. E, mesmo neste curto espaço de tempo, ele ainda teve de interromper sua carreira durante um ano, no final de 2005, por causa de uma fratura no pé. O atleta passou por duas cirurgias e só voltou na temporada seguinte.

Mas, no retorno, o brasileiro conseguiu um bom incentivo, ao conquistar medalhas em duas competições importantes da temporada, sendo vice-campeão no Troféu Brasil e campeão nos Jogos da Odesur, correspondente ao Sul-Americano sub-23. Em 2007, Chinin fez sua estréia em Jogos Pan-Americanos, sendo medalha de bronze no Rio de Janeiro.

No mesmo ano, o atleta disputou o Mundial de Osaka, mas teve de abandonar a competição após a prova do salto com vara, assumidamente a sua maior deficiência nas dez provas que estabelecem o "atleta mais completo do mundo". Em 2008, Chinin conseguiu o índice B ao obter 7.778 pontos em Gotzis, em 1º de junho.

Quatro semanas depois, o paulista assegurou a vaga ao vencer o Troféu Brasil e a disputa com Ivan Scolfaro Caetano da Silva e Luiz Alberto Cardoso de Araújo, que também tinham o índice B. Como a Confederação Brasileira de Atletismo estabelece que o único classificado com índice B para Pequim seria o vencedor do Troféu Brasil, Chinin levou a vaga.