UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Folha Imagem
Em Pequim, Fabio não conseguiu chegar à final

Fábio Gomes da Silva

"O objetivo no Pan era bater 5,77 m, mas veio a chuva, a cola não pegava na mão, deu medo de machucar. Aí deixei de pensar em recorde"

Data de nascimento
04/08/1983
Local de nascimento
Campinas (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
70 kg / 1,77 m
Prova
Salto com vara
Participação em Pequim
Eliminatórias - 25º

À sombra de Fabiana Murer, principal nome do salto com vara do país, Fábio Gomes da Silva despontou no cenário internacional em 2007. Em junho, o atleta tornou-se recordista continental da modalidade, superando uma marca que já durava 21 anos.

No Sul-Americano disputado em São Paulo, Fábio alcançou 5,77 m, um centímetro a mais do que a marca registrada pelo também brasileiro Tomás Hintnaus - que mora nos Estados Unidos -, em agosto de 1985, na Suíça.

Assim como Fabiana, o paulista de 24 anos também contou com os ensinamentos do treinador ucraniano Vitaly Petrov, conceituado técnico da supercampeã russa Yelena Isinbayeva, e que teve como pupilo o maior nome da história no salto com vara, o ucraniano Sergei Bubka.

O técnico Élson Miranda, que comanda os trabalhos dos brasileiros, em São Paulo, foi o mentor da empreitada – buscou o auxílio de Petrov, e os resultados começaram a aparecer. "Em 2004 começamos este trabalho, que já vinha dando frutos", disse o saltador, depois de conseguir o recorde. Fábio passou a fazer clínicas no exterior na companhia dos ilustres esportistas, e a comprovação da melhora de seu desempenho já começou a aparecer.

No Mundial de Osaka, no Japão, o atleta por pouco não repetiu a melhor marca, e saltou 5,76 m. Também em competições de pista coberta, Fábio melhorou seus índices. Em duas competições, em Donetsk (UCR) e Estocolmo (SUE), obteve 5,61 m, sua melhor marca indoor da carreira.

No entanto, os Jogos de Pequim não tiveram o mesmo desempenho do brasileiro, que ficou longe de suas melhores marcas. Com apenas 5,45 m, ele não passou das eliminatórias e seu sonho de disputar uma final olímpica terá de esperar até Londres-2012.

Fábio começou no atletismo aos 16 anos de idade, em Campinas, e conseguiu seu primeiro título expressivo ao vencer o Campeonato Ibero-americano, em 2004. Na mesma temporada, conseguiu o índice para os Jogos Olímpicos de Atenas, mas não conseguiu repetir a marca, critério necessário para assegurar a vaga.

>