UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Divulgação/CBAt
Nilson foi reserva do revezamento, 4º em Pequim

Nilson de Oliveira André

“A equipe tem chance de chegar à final e vamos brigar pelo ouro”, disse Nilson na fase final de preparação para os Jogos Olímpicos

Data de nascimento
30/01/1986
Local de nascimento
Duque de Caxias (RJ)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
72 kg / 1,72 m
Prova
4 x 100 m rasos
Participação em Pequim
Reserva

Para Nilson André, a estréia em Olimpíadas trouxe uma sensação familiar. Acostumado às competições do circuito mundial de atletismo, o velocista foi tranqüilo para Pequim, confiante de que sua equipe competiria pelo pódio no revezamento 4 x 100 m. A previsão foi acertada e, como reserva, o carioca viu Sandro Viana, Vicente Lenílson, José Carlos Moreira e Bruno Tenório serem quartos na final vencida pelo time de estrelas da Jamaica.

Prestes a embarcar para Pequim, a equipe brasileira viajou à Europa para participar de meetings de atletismo e “esquentar as turbinas” para as Olimpíadas. O time do revezamento esteve na Espanha, Suécia e Itália, dando prosseguimento à preparação que até a competição na China.

André alcançou seus melhores índices nos 100 m e 200 m durante o GP de Cochabamba, disputado na Bolívia em maio deste ano. Foram os tempos: 10s22 e 20s67, respectivamente. A marca nos 100 m faz do atleta o segundo mais rápido do país na modalidade. Nos 100 m rasos, o atleta ficou a um centésimo do índice A olímpico (10s21).

A vida no atletismo começou para Nilson aos quinze anos, quando passou a treinar por Duque de Caxias, sua cidade natal. Mal pegou o jeito, e seguiu para disputar o Mundial de menores, no Canadá, alcançando o sexto lugar nos 100 m, além de terminar em sétimo os 200 m.