UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Divulgação/CBAt
Atleta conseguiu a quarta posição em Pequim

Rosemar Coelho

"Temos chance de fazer o melhor revezamento de todos os tempos para o Brasil”, disse antes dos Jogos, acertando mais tarde a previsão

Data de nascimento
02/01/1977
Local de nascimento
Miracatu (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
56 kg / 1,62 m
Prova
4 x 100 m rasos
Participação em Pequim
Final - 4ª

Rosemar foi a Pequim confiante no revezamento 4 x 100 m rasos do Brasil nestas Olimpíadas. Depois de passar o ano de 2007 fora das pistas devido a uma lesão na coxa esquerda, a velocista voltou a correr bem em 2008, e conquistou sua vaga no time do atletismo brasileiro que defende o país na China.

Seu sentimento de segurança se mostrou certeiro. As brasileiras fizeram um desempenho acima do esperado. Passaram à final da prova com a terceira posição de sua bateria e depois ficaram a apenas um décimo de conquistarem a medalha de bronze, chegando na quarta posição. Até pela proximidade do pódio, a paulista se mostrou decepcionada no fim da prova. "Foi por um detalhe que a gente não esperava, trabalhamos muito", lamentou Rosemar, chorando.

Este ano a velocista chegou em segundo lugar nos 200 m do Troféu Brasil, disputado em junho. Rosemar ficou apenas 16 centésimos atrás de Evelyn dos Santos, que levou o ouro na competição. Em 2004, ano em que participou de sua primeira Olimpíada, a corredora do interior de São Paulo foi a campeã da prova.

Porém nos Jogos daquele ano Rosemar não viu o brilho das medalhas. Disputando os 100 m rasos em Atenas, a velocista caiu na segunda bateria e não chegou à semifinal. Participando do revezamento 4 x 100 m rasos, ficou em nono lugar na classificação geral.

“Treinei muito forte, pois temos chance de sermos medalhistas. Se acertarmos tudo direitinho, vamos chegar a final”, afirmou a atleta às vésperas de embarcar para Pequim, acertando na previsão. O melhor tempo de Rosemar em 2008 foram os 11s41, nos 100 m, registrados em São Paulo semanas antes do embarque da delegação para a China. A melhor marca já alcançada pela atleta foi 11s30.

Rosemar descobriu o atletismo na escola, em Miracatu (SP). Participando dos campeonatos colegiais, chamou a atenção de seu professor de educação física, que a incentivou a prosseguir. Correndo em Cubatão (SP), nos 100 m, venceu e chamou a atenção novamente. Desta vez, foi convidada para treinar pela cidade de Cubatão. Para iniciar sua carreira, aos 15 anos a atleta foi morar com os tios.

O Brasil detém o recorde sul-americano no revezamento 4x100. A marca de 42s97 foi conquistada em Bogotá-2004, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. O recorde olímpico pertence à extinta Alemanha Oriental, que nos Jogos de Moscou-1980 determinou o índice com o tempo de 41s60.