UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Folha Imagem
Lucimara Silvestre no Ninho de Pássaro

Lucimara Silvestre

"O heptatlo ainda é desconhecido no país, então essa medalha do Pan é muito importante para chamar mais atletas"

Data de nascimento
07/10/1985
Local de nascimento
Lucélia (SP)
Residência
Presidente Prudente(SP)
Peso e altura
64 kg / 1,74 m
Prova
Heptatlo
Participação em Pequim
18º lugar

Lucimara Silvestre foi "apresentada" ao grande público no ano passado, quando se destacou na disputa do heptatlo dos Jogos Pan-Americanos. Logo em sua estréia no torneio, ela sofreu uma torção no pé na semana anterior ao início da competição, e teve que apelar aos médicos para que não a tirassem. Mesmo sem estar 100%, ela conquistou a medalha de bronze.

"Os médicos achavam que eu não ia conseguir competir, mas era meu primeiro Pan e não podia deixar passar essa chance. O heptatlo ainda é desconhecido no país, então essa medalha foi muito importante também por isso, para chamar mais atletas", disse Lucimara. No total, Lucimara somou 5.873 pontos, ficando atrás da canadense Jessica Zelinka, que somou 6.136 pontos, e da cubana Gretchen Quintana, com 6.000.

Este ano, novamente em boa forma, Lucimara venceu o heptatlo na Copa Brasil de Provas Combinadas no Estádio Célio de Barros, no Rio. Com 5.906 pontos, a atleta bateu seu recorde pessoal na prova, que era 5.897 pontos, de 2007. Além disso, ele ficou bem próxima do índice olímpico A para os Jogos (6 mil pontos; a marca B foi de 5.800). Lucimara marcou quase 700 pontos a mais que a segunda colocada, a chilena Macarena Reyes, que competiu como convidada e somou 5.207.

Em Pequim, na sua estréia em Jogos Olímpicos, Lucimara cumpriu o objetivo de melhorar a sua marca. E conseguiu mais que isso. Ela ficou apenas no 18º lugar, mas, com a marca de 6.076 pontos, quebrou o recorde sul-americano de 6.017 pontos, estabelecido pela brasileira Conceição Geremias há 23 anos, no Pan de Caracas-1983.

O começo de Lucimara no atletismo foi aos 12 anos, com treinos de salto em distância e altura. Aos 14 anos, ela também passou a treinar os 100 m com barreiras. Nesta evolução, acabou incluindo o heptatlo em sua programação, há dois anos, como forma de melhorar seus resultados. Já no primeiro mês de treinamento venceu o Troféu Brasil, em junho de 2005, com um total de 5.378 pontos.

>