UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Greg Baker/AP
Franck (d) andou com o pelotão, mas abandonou

Franck Caldeira

"O esporte me proporciona conhecer pessoas, ampliar relações, e suprir a falta da minha família. No atletismo, conheci um aeroporto"

Data de nascimento
06/02/1983
Local de nascimento
Sete Lagoas (MG)
Residência
Petrópolis (RJ)
Peso e altura
49 kg/ 1,69 m
Prova
Maratona
Participação em Pequim
Não completou

Na disputa pelas três vagas da maratona masculina, Franck Caldeira teve a terceira posição do ranking do país e precisou esperar até o último dia para vencer a concorrência com Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas-2004. Caldeira fez o índice em abril, quando foi o 18º colocado na Maratona de Paris, com 2h12min38, seu recorde pessoal.

O Brasil teve seis atletas com índice A na prova para os Jogos Olímpicos de Pequim e, como cada país pode levar no máximo três atletas por prova, os donos da vaga foram Marilson Gomes dos Santos (2h08min37), José Teles de Souza (2h12min23) e Caldeira.

O mineiro chegou à China para tentar surpreender seus adversários, já que nunca venceu grandes provas internacionais. Apesar da confiança e de um bom começo de prova, seguindo o pelotão, não conseguiu ficar no ritmo dos líderes. Acabou abandonando antes do 25º quilômetro, assim como aconteceria com Marílson dos Santos, e viu apenas José Teles completar pelo Brasil, em 38º. A prova foi vencida por Samuel Wansiru, que quebrou o recorde olímpico: 2h06min32s.

No ano passado, Franck Caldeira surpreendeu ao vencer a maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em sua estréia na competição continental. Então campeão da corrida de São Silvestre, o mineiro teve a difícil missão de competir com a estrela Vanderlei Cordeiro. Ao lado do veterano, o novato não ligou para o favoritismo, deixou o compatriota para trás e, com um sprint final, assumiu a ponta quando faltavam 4 km para a linha de chegada.

Natural de Sete Lagoas, depois de passar pelo futebol, Franck começou a correr por influência de um de seus sete irmãos mais velhos, Paulo César, atleta amador. Ainda juvenil, foi campeão carioca, brasileiro, e até hoje detém o recorde sul-americano dos 10.000 m, com 29min28s77.

Em 2003, tentou vaga para o Pan de Santo Domingo, nos 10.000 m, mas não conseguiu. Já a classificação para os Jogos do Rio, curiosamente, foi confirmada três dias depois do prazo final. Os dois primeiros colocados no ranking brasileiro estariam garantidos. Franck era o terceiro, com a quarta melhor marca, já que Marílson Gomes dos Santos detinha as duas melhores. No entanto, o campeão da Maratona de NY abriu mão de disputar a maratona e Franck herdou a vaga.

Em outubro de 2006, Franck obteve 2h14min06 em Milão, que o credenciaram para o Pan. Depois disso, participou da Maratona de Fukuoka, e de Padova, sem completar nenhuma das duas. No Japão, saiu forte demais e não conseguiu manter o ritmo. Na Itália, sofreu dores nas costas e também abandonou.