UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

AFP
Emmily (c) fez parte do revezamento, 13º colocado

Emmily da Silva Pinheiro

“Emmily já correu com as melhores e vai tranqüila. Ela está ciente da responsabilidade”, analisou seu técnico antes dos Jogos

Data de nascimento
03/11/1985
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Canoas (RS)
Peso e altura
57 kg / 1,69 m
Prova
4 x 400 m rasos
Participação em Pequim
Eliminatórias - 13ª

Emmily alcançou seu melhor tempo nos 400 m durante o Troféu Brasil de Atletismo 2008, 52s41, que lhe deu a medalha de prata na prova e a vaga na delegação olímpica. Na mesma competição, um ano antes, a atleta havia ficado em terceiro lugar.

Seus tempos renderam-lhe uma vaga no time titular do revezamento 4 x 400 m feminino nos Jogos de Pequim. No entanto, o Brasil não conseguiu um bom resultado. Contando com a carioca, Josiane Tito, Maria Laura Almirão e Lucimar Teodoro, as brasileiras não conseguiram um bom desempenho e ficaram apenas na 13ª posição somadas as duas baterias, fora da final, portanto. Emmily, no entanto, foi a responsável pela melhor parcial do país.

A bagagem adquirida nos Jogos Pan-Americanos de 2007 ajudou Emmily a lidar com o nervosismo da estréia em competições olímpicas. Na cidade do Rio de Janeiro, última sede da disputa entre atletas das Américas, a velocista brasileira correu na equipe do revezamento 4 x 400 m, que ficou em quinto lugar.

Como preparação para os Jogos de Pequim-2008, foi importante a participação da atleta na seleção dos 4 x 400 m no último Campeonato Centro-Americano e do Caribe, onde a equipe pôde se integrar, treinando em conjunto. Emmily ainda participou do revezamento em competições importantes como o Mundial de Osaka-2007.

A velocista, nascida no Rio de Janeiro, reside há três anos no Rio Grande do Sul. Porém o começo nas pistas foi mesmo em sua terra natal. Emmily conheceu o esporte nas escolinhas da capital fluminense, e depois de formada em Fisioterapia se mudou para o Rio Grande do Sul, onde mora e treina no complexo esportivo da Ulbra, seu atual clube.

“Ela é bem concentrada, metódica e estuda as adversárias. Como atleta responsável, segue à risca as orientações, mesmo tendo domínio do próprio treino”, afirmou o técnico-chefe do atletismo da Ulbra, Marco de Lazari.

O Brasil é recordista sul-americano na modalidade, com o tempo de 3min26s82 conquistado no Mundial de Helsinque-2005. O recorde olímpico pertence à extinta União Soviética, que em Seul-1988, marcou o tempo de 3min15s17.