UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

AFP
Aos 14 anos, Jessé mudou do futebol para o salto

Jessé Farias de Lima

"Errei onde não podia errar. Foi uma sucessão de erros. Cada hora eu errava uma coisa. Fico triste, pois sei onde poderia ter chegado"

Data de nascimento
17/02/1981
Local de nascimento
Recife (PE)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
79 kg / 1,91 m
Prova
Salto em altura
Participação em Pequim
Final - 10º

O brasileiro Jessé Farias de Lima teve uma participação rápida pelos Jogos de Atenas, sem ter conseguido a classificação para a final do salto em altura. O saltador foi 18º na fase de classificação com a marca de 2,25 m só que, para avançar à final, ele deveria ter alcançado pelo menos 2,28 m.

Jessé tinha como objetivo pessoal em 2008 alcançar a marca de 2,27 (índice B de classificação para Pequim). Mas, em maio desse ano, no GP Sul-America, em Uberlândia, o atleta conseguiu saltar 2,30 m (índice A), igualando assim seu melhor salto na carreira, feito em 2006, em uma competição em Porto Alegre (RS). A marca também é o atual recorde brasileiro.

Confiante com o feito, Jessé chegou bem a Pequim e logo na primeira prova encostou mais uma vez no recorde. Ele foi um dos saltadores que chegaram à final, fazendo a marca de 2,29 m. Bem qualificado, Jessé não teve o mesmo desempenho na decisão. Nas quatro tentativas que realizou, passou de primeira pelos 2,20 m, mas falhou três vezes nos 2,25 m, dando adeus com um empate na 10ª colocação.

"Eu errei onde não poderia errar. A corrida foi o foco de todo meu treinamento e acabei não acertando", admitiu Jessé. "Depois disso, foi uma sucessão de erros no salto seguinte. Uma hora eu errava uma coisa, outra hora errava outra. Fico triste, pois sei onde poderia ter chegado."

O início de Jessé no atletismo foi aos 14 anos, quando o professor de Educação Física de sua escola conseguiu convencê-lo a participar de um treinamento. Até então, seu esporte preferido era o futebol, mas, pouco depois da primeira incursão no atletismo (primeiro na corrida, antes de chegar aos saltos), ele já levava a modalidade a sério.

Em 1999, Jessé foi campeão pan-americano juvenil. No ano seguinte, ficou em quarto lugar no Mundial da categoria. Ele também tem dois títulos sul-americanos, conquistados em 2001 e 2004. A vitória no Troféu Brasil em 2007, com o salto de 2,27 m foi seu quarto título nacional. Ele venceu a competição também em 2003, 2004, 2006.