UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Divulgação/CBAt
Atleta não passou à final do salto em distância

Mauro Vinicius Silva

Com índice olímpico B no salto em distância, o novato Mauro Vinícius teve de esperar até último dia para comemorar a vaga olímpica

Data de nascimento
26/12/1986
Local de nascimento
Pres. Prudente (SP)
Residência
S.José do Rio Preto (SP)
Peso e altura
69 kg / 1,83 m
Prova
Salto em distância
Participação em Pequim
Eliminatórias - 26º

Mauro Vinícius Hilário da Silva surpreendeu favoritos ao obter o índice B para os Jogos Olímpicos de Pequim no salto em distância masculino, com surpreendentes 8,06 m obtidos em fevereiro. Posteriormente, Erivaldo Vieira também conseguiu a marca exigida, mas o atleta de Presidente Prudente levou a melhor por ter um resultado melhor que o rival em 2008.

Como outros atletas brasileiros, Mauro não repetiu no Ninho de Pássaro o que fez para carimbar sua passagem à China. Nas eliminatórias do salto em distância, ele foi apenas o 14º colocado em seu grupo e terminou sua participação fora da final, com a 26ª posição no geral.

Mauro teve o primeiro contato com o atletismo logo aos 11 anos, quando ingressou, levado pelo pai, na escolinha comandada pelo treinador Aristides Andrade, que o revelou para o esporte. Ainda criança, no entanto, deixou os treinos para tentar a sorte no futebol.

"Eu o encontrei anos depois na pista, quando Mauro já tinha seus 18 anos", lembra Andrade. "Pelo que os irmãos dele me contam, ele queria é jogar futebol, porque o pai sempre foi muito ligado a esse esporte, mas o Mauro sempre passava na frente da bola, era muito veloz", conta, e aproveitou a brecha para recuperar o aluno.

"Eu o convenci a voltar à escolinha, e demos início a um trabalho no atletismo. O primeiro teste que eu passei foi no salto, mas como saltador também faz trabalho de velocidade...", lembra o treinador. Mauro também se destacou pelas características comuns aos corredores, explosão física e velocidade.

Hoje, apesar da breve carreira, Mauro concilia as duas especialidades. "A versatilidade dele para as duas coisas é um fator de complicação, mas é só distribuir o treino direitinho, entre o trabalho técnico de salto e a repetição do treino de força de salto para aceleração, o que a gente chama de 'força de sprint'", conta Andrade, que não poupa elogios ao pupilo. "Mauro tem facilidade com o trabalho técnico, o que facilita a adaptação."

O saltador ainda esperava fazer o índice nas provas de 100 m e 200 m rasos, porém acabou desistindo da opção em virtude da disputa com Erivaldo Vieira no salto em distância.