UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

José Teles de Souza

"Nada na vida vem fácil, mas lutando e trabalhando honestamente, podemos realizar os nossos sonhos. É só persistir e acreditar"

Data de nascimento
22/04/1971
Local de nascimento
Rio Grande do Piauí (PI)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
57 kg / 1,63 m
Prova
Maratona
Participação em Pequim
38º lugar

José Teles de Souza foi o único brasileiro a terminar a prova da maratona em Pequim-2008. O país contava com três participantes até o vigésimo quinto quilômetro, quando Franck Caldeira desistiu, assim como Marílson dos Santos fez dez quilômetros depois.

Os maratonistas brasileiros tinham esperança de alcançar um resultado tão bom quanto Vanderlei Cordeiro, que ficou com a medalha de bronze em Atenas-2004 após ser atacado por um torcedor quando liderava a corrida. Porém, após a desistência de Franck e Marílson, que chegou a ocupar a décima posição durante a prova, coube à Teles, que se manteve em desvantagem em relação aos compatriotas desde o começo, finalizar a prova como representante do Brasil, na 38ª colocação.

Teles é o segundo colocado no ranking nacional de maratona, posição que o classificou para as Olimpíadas de Pequim. O feito foi obtido em dezembro de 2007, com a sexta colocação na Maratona de Milão. Melhor brasileiro na prova, bateu seu recorde pessoal (então 2h13min25, de 1999) e anotou 2h12min24.

Antes de Milão, a melhor marca de 2007 do maratonista também era da Itália, em Turim (2h14min19, em abril). Para definição dos convocados, a CBAt estabeleceu que os índices de qualificação na maratona seriam considerados de 1º de janeiro de 2007 a 11 de maio de 2008. Marílson Gomes terminou na liderança, e Franck Caldeira foi o terceiro lugar.

Natural de Rio Grande do Piauí, Teles deixou sua cidade natal, na zona rural dp Piauí, e decidiu se mudar para São Paulo para procurar emprego em 1989. “A situação dos meus pais era muito difícil, e resolvi fazer como meu irmão mais velho, que já estava empregado.” Em pouco mais de dois meses, arranjou emprego operando uma empilhadeira.

Sua iniciação no esporte também ocorreu por intermédio do irmão, que já participava de provas de corrida de rua. Dois anos depois, passou a treinar regularmente no Sesi. Em 1997, já com dificuldades para conciliar os treinamentos com a rotina de trabalho, tornou-se atleta profissional.

A dificuldade do período inicial foi superada com a conquista do primeiro título, na Corrida Sargento Gonzaguinha, em 1998, em Santos. A boa exposição lhe rendeu os patrocínios, e ele pôde dar seqüência à carreira. No mesmo ano, foi o sétimo colocado na São Silvestre. Em 1999, foi bicampeão na Gonzaguinha e venceu a Corrida de Reis, em São Caetano do Sul, que também voltaria a vencer no ano seguinte.

Em 2000, Teles foi o sexto colocado na Maratona de Los Angeles e o décimo na Maratona de Berlim. Em 2001, venceu o Troféu Cidade de São Paulo. Em 2005, levou o título da Maratona de São Paulo. No último Mundial, em Osaka, no Japão, no ano passado, foi o 18º colocado.

>