UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Alberto Estevez/EFE
Josiane (d) entrega o bastão a Emmily no 4 x 400 m

Josiane Tito

“É preciso maturidade para chegar até a final e vencer. Do contrário, você joga fora todos os treinamentos e esforços para chegar até ali”

Data de nascimento
08/08/1979
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Presidente Prudente (SP)
Peso e altura
55 kg / 1,68 m
Prova
4 x 400 m rasos
Participação em Olimpíadas
2004

Josiane faz parte da base do revezamento 4 x 400 m desde 2003, junto com Lucimar Teodoro e Maria Laura Almirão. Depois de participar de Atenas-2004, quando a equipe ficou no 12º no quadro geral, ausente da decisão, a atleta foi para Pequim com serenidade e determinação atrás de uma medalha olímpica.

O grupo do revezamento teve uma nova integrante, Emmily Pinheiro. A experiência da maior parte do grupo foi passada à novata para garantir o máximo desempenho nas provas em Pequim. “Estamos trabalhando com ela, para mostrar que não tem segredo. Dá uma tremedeira danada, mas tem que saber se controlar, afinal é uma chance de uma vida toda de preparo”, disse Josiane, antes da disputa.

O esforço acabou não dando resultados nas eliminatórias da prova. O Brasil não conseguiu uma boa colocação, chegando no 13º lugar e, assim, ficando mais uma vez fora da final olímpica.

A classificação da carioca foi definida com o quarto lugar nos 400 m do Troféu Brasil 2008, realizado em junho. Porém, a vaga só estaria garantida se nenhuma outra atleta atingisse índice com melhor tempo. Com o término do prazo estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Josiane pôde comemorar sua segunda participação em Olimpíadas.

Após competir no Mundial de Atletismo de Osaka-2007, no Japão, em que o revezamento 4x400 m não chegou à final, Josiane tirou férias. Na mesma competição ainda, foi sexto lugar nos 800 m, com o tempo de 2min03s70. Em seu retorno este ano, mesmo sem conquistas de destaque, trilhou a campanha que a levou a Pequim.

Em 2000, outro motivo afastou a atleta das pistas. Josiane interrompeu a carreira para dedicar-se à sua gravidez. Seu filho nasceu em outubro daquele ano e um mês depois ela já estava de volta aos treinamentos. “Eu tive parto normal. A minha adaptação não foi difícil, mas exigiu um empenho maior”.

A carioca foi descoberta aos 15 anos, em competições escolares. Inicialmente, suas provas eram os 100 m rasos e o salto em distância. Após a sugestão da técnica, percebeu que seu desempenho melhorava em corridas mais longas.