UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Handebol

Marcelo Del Pozo/Reuters
Baixinho, Maik apostou na rapidez e na elasticidade

Maik

"Depois das dificuldades pelas quais passei, eu sei que valeu a pena planejar a minha carreira e manter o foco no meu trabalho"

Data de nascimento
06/09/1980
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
88 kg / 1,80 m
Posição
Goleiro
Participação em Pequim
11º lugar

Maik e a equipe masculina ficaram com a 11ª colocação em Pequim. O último jogo dos brasileiros foi uma derrota para a Espanha por 36 x 35, que deixou o time fora das quartas-de-final.

O goleiro Maik, assim como dois de seus irmãos, são crias de um projeto social e com este “empurrãozinho” achou seu caminho dentro do handebol. Maik ficou conhecido no handebol como o irmão de Marcão, goleiro que defendeu a seleção brasileira por muitos anos. No entanto, foi o caçula quem tomou o lugar debaixo das traves e segue representando o Brasil, ao lado de Alê Morelli.

O programa que revelou a família “dos Santos” foi o Escola do Esporte, desenvolvido pela Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo (SP). Com isso, além de Maik, Marcão e a irmã Vanessa acabaram se tornando goleiros de handebol.

Antes disso, o paulistano do bairro de Belém, na Zona Leste de São Paulo, começou a praticar a modalidade no colégio Vitório Américo Fontana, aos 12 anos, ainda sem saber para onde o esporte o levaria. Maik teve muitas dificuldades no início da carreira e muitas vezes deixava de ir ao treino por não ter dinheiro para pegar um ônibus até o ginásio, que era longe de sua casa.

O crescimento de Maik e Marcão na Metodista acabou na disputa dos dois pela posição de titular da equipe adulta e culminou nos chamados para defenderem a seleção brasileira. Enquanto Marcão foi o goleiro no ouro do Pan de Santo Domingo, em 2003, e nos Jogos de Atenas, em 2004, Maik tem se dado melhor nos últimos tempos.

No Pan do Rio, Maik representou o Brasil no bicampeonato. "Em casa é sempre aquela apreensão, porque a torcida é a mesma para os dois", conta Maik. "Em Santo Domingo-03, eu assisti Marcão jogando. Agora ele que vai me ver da TV. Ao menos um dos filhos vai, né?", brincou o goleiro antes do Pan. Para Pequim, mais uma vez o irmão mais novo levou a melhor e dividirá a posição de titular com Alê.

No Mundial de 2001, disputado na Suíça, Maik foi eleito o melhor de sua posição. Na última edição do torneio, na Alemanha, Maik foi o titular no gol e foi o melhor brasileiro do Mundial, apesar de a seleção não ter avançado além da primeira fase.

Apesar de ter apenas 1,80 m de altura, o paulista mostra que vence na agilidade dos movimentos. Ele chegou a jogar no handebol espanhol em 2005, pelo Valence, da primeira divisão, mas voltou ao Brasil, onde joga pelo Pinheiros desde 2006.