UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Handebol

Reuters
Dara não dá sossego na marcação, durante partida

Dara

"O apelido pegou porque era época da novela Explode Coração, com a cigana Dara, noiva do Igor -o nome do meu então namorado"

Data de nascimento
13/05/1981
Local de nascimento
Guaratinguetá (SP)
Residência
Madri (ESP)
Peso e altura
67 kg / 1,83 m
Posição
Pivô
Participação em Pequim
9º lugar

Fabiana Diniz, mais conhecida como Dara, é mais uma das jogadoras que conseguiu despontar no Brasil nos últimos anos, período em que o Brasil tem mostrado uma constante evolução em relação às equipes européias. A pivô esteve nos dois últimos ouros em Pan-Americanos e também participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, quando o Brasil conseguiu sua melhor posição na história, com o sétimo lugar.

Apesar do visível crescimento, o Brasil teve um grupo complicado nos Jogos de Pequim. Apesar de vencer a Coréia do Sul, campeã em 2004, com um gol no último segundo, o desempenho não foi bom o suficiente para superar o conseguido na Grécia e o time foi nono. Dara foi mais aproveitada nas primeiras partidas e, mais presente na defesa, marcou quatro gols na China.

Fabiana explica que o apelido Dara veio da televisão. Na época em que era exibida a novela "Explode Coração", havia uma personagem homônima, que era uma cigana. Recém-transferida para defender o Osasco (SP), a atleta também não tinha moradia fixa.

"O apelido pegou porque era época desta novela. Além disso, a cigana Dara, da novela, era noiva de um Igor - que também era o nome do meu namorado", conta a jogadora, que nunca se safou do apelido, que pegou entre as colegas de seleção.

Atuando no Brasil, a melhor fase da pivô, nascida em Guaratinguetá, foi em 2003, com o Mauá/São Gonçalo. De cinco campeonatos disputados, a equipe só perdeu um, tendo sido campeã inclusive da Liga Nacional.

Pela seleção, Dara estreou na seleção em 2000, como júnior, e foi eleita a melhor pivô do Pan-Americano da modalidade, já no ano seguinte.

Em 2003, Dara esteve no elenco que se sagrou campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. O bom ano lhe valeu o passaporte para Atenas-2004. Em sua estréia olímpica, entretanto, Dara não teve atuação destacada, abusando dos erros em momentos decisivos.

A jogadora vinha de uma curta passagem pelo Campeonato Português, onde atuou pelo Gil Eanes, da cidade de Lagos, ao lado da colega de seleção Chicória. Depois disso, passou a jogar no handebol espanhol, pelo Club Leon Balonmano, em Castela-León, na Espanha.

Hoje, defende o Orsan Elda Prestígio, jogando com Viviane Jacques, que também esteve em Pequim para a disputa dos Jogos Olímpicos.