UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Handebol

AP
Darly se revezou com a veterana Chana no gol

Darly

"A Coréia é uma das melhores equipes do mundo. Precisaríamos ser perfeitas", sobre a derrota em Atenas, e antes da vitória na China

Data de nascimento
25/08/1982
Local de nascimento
Ponte Nova (MG)
Residência
Le Havre (FRA)
Peso e altura
69 kg / 1,80 m
Posição
Goleira
Participação em Pequim
9º lugar

Ao lado de Chana, principal goleira do Brasil nos últimos anos, Darly tem garantido o segundo posto debaixo das traves da seleção, hoje comandada pelo técnico espanhol Juan Oliver Coronado. A trajetória das duas também é parecida, uma vez que Chana foi a primeira brasileira a atuar no exterior e Darly não demorou a seguir o mesmo caminho.

Na primeira vez que a mineira de Ponte Nova jogou handebol, decidiu ficar no gol "para não atrapalhar muito". As primeiras conquistas da jogadora apareceram no Mauá/São Gonçalo (RJ), pelo qual foi vice-campeã da Liga Nacional (2000 e 2001).

Com a seleção, Darly foi eleita a melhor goleira do Mundial júnior, em 2001. No mesmo ano, levou o prêmio de melhor da posição na Liga Nacional. As conquistas lhe abriram as portas para o mercado europeu.

Primeiro, ela passou pelo Murcia, da primeira divisão. A equipe ficou em terceiro na temporada 2002/2003 e na seguinte a brasileira foi convidada a jogar pelo Bera Bera, na divisão principal. Com o novo time, ficou em quarto no campeonato.

Com a seleção, também foi premiada no Sul-Americano e participou ainda do Pan-Americano Júnior (2002) - outra vez eleita a melhor goleira - e da conquista do ouro no Pan de Santo Domingo-2003, como titular em sua posição.

Em Atenas-2004, Darly foi um dos destaques da seleção. Entrando normalmente no segundo tempo, foi fundamental em partidas como a das quartas-de-final, contra a Coréia do Sul. Ela ficou oito minutos sem tomar gols enquanto o time brasileiro tentava diminuir a desvantagem. No fim, o Brasil perdeu por dois gols para as vice-campeãs do torneio, mas conquistou a melhor posição na história, com o sétimo lugar.

Contra a mesma Coréia, o Brasil conseguiu seu resultado mais importante nos Jogos de Pequim, quatro anos depois. Com apenas um segundo para o fim, Ana Paula fez o gol que deu a vitória para a equipe contra as campeãs olímpicas de Atenas. Darly, que se revezou no gol com Chana, acabou na nona posição, já que a seleção não conseguiu passar da primeira fase, quando esteve no chamado "grupo da morte".

No Pan do Rio, que definiu a qualificação para Pequim, Darly foi reserva mas também contribuiu para o terceiro título consecutivo da seleção. Atualmente, a mineira atua na França, defendendo o HAC Handball, da cidade de Le Havre.