UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Handebol

AFP
Deonise (e) parte para o ataque durante os Jogos

Deonise

"Não há palavras para explicar a realização de um atleta numa Olimpíada. É o sonho de todos e o meu está se realizando", antes dos Jogos

Data de nascimento
20/06/1983
Local de nascimento
Santa Rosa (RS)
Residência
Estella (ESP)
Peso e altura
73 kg / 1,80 m
Posição
Armadora
Participação em Pequim
9º lugar

Diferentemente da maioria das jogadoras, que ainda são remanescentes do elenco que disputou a Olimpíada de Atenas-2004, Deonise ganhou vaga na seleção recentemente. Ela foi convocada para representar o Brasil no Pan-Americano do Rio de Janeiro, devido à excelente fase que passou no clube Léon Balonmano, da Espanha.

Em 2007, no seu primeiro ano no clube, Deonise, que hoje possui 25 anos, foi considerada revelação na Liga Espanhola. Atuando ao lado de Sílvia Helena – jogadora que foi uma das últimas cortadas da delegação que vai a Pequim -, a gaúcha da cudade de Santa Rosa formou um dos setores de armação com mais sucesso no campeonato.

Na temporada de 2007, a brasileira anotou 142 gols pela Léon, sendo a brasileira com mais gols e ainda figurando entre as cinco principais artilheiras da competição.

Um ano antes, teve resultados que fizeram a diferença para a sua convocação no Pan, participando de dois torneios e sagrando-se campeã em ambos: na Holanda e Ucrânia, com 25 gols anotados em apenas cinco partidas.

A vontade de atuar no Rio era tão grande, que Deonise apostou em treinar com um personal trainer para conseguir uma vaga. A mistura deste esforço com o bom desempenho no exterior acabou fazendo a diferença e chamando a atenção do técnico espanhol Juan Oliver. Ela conquistou o terceiro ouro consecutivo da equipe em Pans e um ano depois, garantiu sua convocação para a sua estréia em Jogos Olímpicos, na China.

A empolgação é tanta, que a gaúcha não escondeu a ansiedade antes de viajar a Pequim, logo após uma fase de preparação na Europa. “Não há palavras para se explicar a realização de um atleta indo à Olimpíada. É o sonho de todos e o meu está se realizando. Lutei muito para chegar até aqui e vou lutar ainda mais para fazermos um bom desempenho”, afirmou a brasileira, antes de competir.

Durante os Jogos, o Brasil não teve vida fácil. No chamado "grupo da morte", o time conseguiu apenas uma vitória e um empate e, assim, não teve como melhorar sua sétima posição em Atenas-2004. Deonise teve uma boa participação, com sete gols, mas a seleção acabou na nona colocação.

Atualmente, a armadora direita segue no campeonato espanhol, mas defendendo o Itxako Reyno de Navarra.